Anemia

Uma anemia caracteriza-se pela diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, a hemoglobina é um pigmento, que tem ferro, e está nos glóbulos vermelhos sendo responsável pelo transporte de oxigénio pelo nosso organismo, podemos dizer que estamos com uma anemia se os valores de hemoglobina estiverem mais baixos que (os valores padrão podem ter pequenas variações):
      • 13 g/dl, no homem adulto;
      • 12 g/dl nas mulheres e crianças dos 6 aos 14 anos;
      • 11 g/dl nas grávidas;
      • 14 g/dl em recém-nascidos;
      • 11 g/dl em crianças com menos de 6 anos.
A hemoglobina é um pigmento que dá a cor aos glóbulos vermelhos e tem a função de transportar o oxigénio até às células. Quando os valores de hemoglobina são inferiores a 12 g/dl nas mulheres e 13 g/dl nos homens podemos dizer que existe uma anemia.

Tipos de anemia: anemia por falta de ferro (anemia ferropénica), por falta de vitamina B12 e ácido fólico (perniciosa), por defeitos genéticos (anemia falciforme, talassemias), anemias associadas a outras doenças (malária, dengue), anemias por doenças da medula, tumores e leucemias.

Sintomas de anemia: cansaço, fadiga, palidez cutânea (interior da pálpebra branco ou pálido), palpitações, falta de ar, dor no peito, sonolência, tonturas e hipotensão (quebras de tensão). carlosedgar.com

Causas da anemia: baixa produção de glóbulos vermelhos ou hemacias, sangramentos, deficiências de minerais (ferro), alguns tratamentos e destruição anormal das células vermelhas pelo nosso organismo.

Alimentos ricos em ferro: as nozes, as carnes vermelhas, fígado, leguminosas (feijão), cereais integrais, castanhas, beterraba, espinafres, couves, brócolos, nabos, nabiças e outras hortaliças.

O ferro e os suplementos

O nosso organismo obtém o ferro através da dieta, mas nalgumas situações as suas necessidades estão aumentadas (hemorragias, queimaduras, gravidez, diálise, úlceras no estômago, cirurgias, alguns medicamentos, problemas intestinais, entre outras) e é necessário fazer suplementos e enriquecer a dieta com alguns alimentos.

O ferro é muito importante para a produção das células vermelhas do sangue. A sua ausência pode levar a uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos, levando a uma anemia (anemia ferropénica – falta de ferro).

Os sintomas de falta de ferro são semelhantes ao da anemia (cansaço, fadiga. palidez, falta de ar, sonolência, tonturas e quebra de tensão e os alimentos mais ricos em ferro são as nozes, carnes vermelhas, fígado, leguminosas (feijão), cereais integrais, castanhas, beterraba, espinafres, couves, brócolos, nabos, nabiças e outras hortaliças.

Os suplementos de ferro devem ser tomados com sumo ou água, 1 hora antes das refeições, os principais efeitos secundários são cólicas no estômago, fezes verdes escuras ou negras, diarreia, dentes escurecidos e náuseas.

As necessidades diárias do organismo de ferro são cerca de 10 mg para os homens e 15 mg para as mulheres e os valores normais de ferro no sangue são 60 a 150 µg/ dl (ferro sérico).

Brócolos, alimentos ricos em ferro e vitamina k.
Brócolos, ricos em ferro e vitamina k.
Fontes bibliográficas