segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Cancro colo útero – vírus papiloma humano

Cancro colo útero – vírus papiloma humano

O cancro do colo do útero pode ser prevenido através de visitas regulares ao seu médico (uma vez por ano) para fazer rastreio (teste de papanicolau ou citologia) ou através da vacinação nas idades recomendadas (mulheres antes do início da vida sexual ativa).

O vírus papiloma humano (VPH ou HPV) para além do cancro colo do útero pode ainda causar outros problemas como lesões pré-cancerosas da vulva, vagina e condilomas genitais e transmite-se por contacto sexual. As mulheres sexualmente ativas também podem beneficiar da vacinação, pois podem ainda não ter estado em contacto com o vírus ou podem ter entrado em contacto com o vírus mas não com todos os subtipos (mais de 120 subtipos).

Resumo:
O cancro colo do útero é a segunda causa de morte na Europa, em mulheres entre os 15 e os 44 anos. Ao contrário dos outros tumores este não é hereditário e é causado por um vírus chamado de Papilomavírus Humano.
O cancro colo do útero é a segunda causa de morte na Europa, em mulheres entre os 15 e os 44 anos. Ao contrário dos outros tumores este não é hereditário e é causado por um vírus chamado de Papilomavírus Humano. Este vírus transforma as células normais do colo do útero em células anormais. As células anormais podem degenerar em células malignas.
O cancro do colo do útero pode afetar todas as mulheres portadoras do Papilomavírus Humano (PVH), este vírus transmite-se por contacto sexual (mesmo sem coito) com um parceiro contaminado. Estima-se que cerca de 70% das mulheres e homens sejam portadores deste vírus e que em cerca de 90% das mulheres portadoras não apareça nenhum cancro.
A prevenção do cancro do colo do útero é muito importante e pode ser feita através da citologia regular (papanicolau) para detetar lesões pré-cancerosas e existe ainda a vacina do PVH disponível em Portugal.
A vacina defende a mulher da virulência de quatro subtipos do PVH, (existem mais de 70 subtipos), os mais virulentos.


Como prevenir?
Para prevenir a transmissão do HPV adopte estes comportamentos:
- usar preservativo;
- vacinação (vacina HPV);
- deixar e fumar;
- adiar o início da vida sexual;
- reduzir o número de parceiros;
- fazer rastreio nas consultas de planeamento familiar (citologia).

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.