quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Ciática – dor ciática

Ciática – dor ciática

O nervo ciático é o principal nervo das pernas e é responsável pelo controlo dos músculos, articulações e movimento das pernas e pés. O nervo ciático sai da coluna entre os espaços vértebras L4 (4ª vértebra lombar) e S3 (3ª vértebra sagrada).

A dor ciática, o que é? Quais são as causas?

A dor ciática ou ciatalgia é uma dor que se propaga pelo nervo irradiando pela perna, a pessoa sente dormência e dor, as principais causas são hérnias discais, estenoses da coluna (torcimentos ou desvios), má postura do corpo, doenças degenerativas dos discos vertebrais e espondilolistese (deslocamento de uma vértebra).

Como tratar?

Após um episódio agudo de dor a pessoa fica muito limitada, deve começar por repousar 4 a 6 dias numa superfície dura e plana, aplicar compressas de água quente alternadas com água fria e fazer anti-inflamatórios não esteroides (diclofenac, cetoprofeno, entre outros) – durante este tratamento deve usar um protetor de estômago ou tomar a medicação às refeições. Numa fase posterior a fisioterapia e exercício físico (recurso a alongamentos) podem trazer benefícios a longo prazo. A cirurgia não está indicada em todas a situações.

Fontes bibliográficas
Partilhe

6 comentários:

  1. Olá,de um tempo pra cá percebi que apos eu manter relação sexual sem proteção, todo mês alguns dias após minha menstruação vem um corrimento tipo borra de café,oq seria isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, devem ser "restos" de sua menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Mas esses prováveis "restos" da menstruação podem ter vindo só 10 dias após?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem, se lembre que se não usa protecção pode engravidar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá, após a minha pausa de 7 dias, menstruei o meus 4 dias normais, porém não retomei a tomar o anti. Uma semana após desceu novamente um sangramento que durou 4 dias. Após esse segundo sangramento que voltei a tomar a pilula, tomei 11 dias sendo que dois dias eu esqueci de tomar, tive relação 11 dias após ter retomado a pílula, podem no não tomei mais no segundo dia após a relação... Posso engravidar por isso Obs: 5 dias após a relação tive um corrimento rosa por 3 dias No quarto dia já foi mais intenso e com um pouco de cólica no primeiro dia, durou menos que a menstruação normal, apenas 3 dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... tem riscos... está tomando de forma muito confusa... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.