sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Erisipela

A erisipela é uma infeção na pele causada pela bactéria (estreptococo). É uma infeção mais comum em pessoas obesas, diabéticas e com problemas de circulação nos membros inferiores, pode surgir nos braços (mulheres mastectomizadas) ou nas pernas (mais comum).

Alguns sintomas dor de cabeça, dor no local da erisipela (que se pode arrastar depois do tratamento e da cura), febre, inchaço no membro, aumento dos gânglios linfáticos, vómitos e náuseas. Pode haver aumento dos gânglios linfáticos. 

Como se manifesta: a pele começa por se apresentar lisa, com rubor e progressivamente fica quente, forma uma placa vermelha, brilhante e surge a dor.

Tratamento: analgésicos, anti-piréticos, antibióticos (somente por indicação médica), uso de meia elástica ou de contenção e repouso com a perna elevada.

Prevenção: efetuar boa higiene dos membros inferiores e pés, tratar as micoses das unhas e pé-de-atleta, usar meias elásticas, usar calçado confortável, tratar as feridas e as frieiras, usar roupa de algodão e repousar o membro elevado se tiver as pernas inchadas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.