Espondilose (bicos de papagaio)


A espondilose ou bicos de papagaio ou espondilartrose é um problema causado pelo desgaste dos discos da coluna vertebral que leva a uma diminuição do espaço entre as vértebras. Este aperto comprime os nervos, através do crescimento do osso da vértebra que fica ligeiramente saliente. É um problema que afeta ambos os sexos e é característico de profissões duras.

A dor é o sintoma deste problema, sendo muitas vezes caracterizada como uma dor moinha ou moedeiro com ocorrência de guinadas de curta duração – lumbados. Quando a dor erradia para a perna estamos perante a dor ciática, geralmente acompanhada de formigueiro, mais intensa e persistente. O melhor tratamento é o repouso numa superfície dura, podendo ser necessário o tratamento medicamentoso. carlosedgar.com

Perguntas sobre bico de papagaio

O que é um bico de papagaio?

O bico de papagaio ou osteófito são expansões dos ossos que aparecem nos discos vertebrais da coluna como resultado de uma artrose. Esta alteração é mais comum nas mulheres e pode ser causada por uma atividade profissional dura, más posturas, idade avançada ou trauma na coluna.

Quais são os sintomas que os bicos de papagaio dão?

Inicialmente esta deformação não dá sintomas, com o avançar da doença pode ter dores lombares ou cervicais (pescoço), alterações na mobilidade, tremores, formigueiros, rigidez e alterações na postura.

Que devo fazer para tratar os bicos de papagaio?

Os bicos de papagaio não têm tratamento, para ter uma vida normal a pessoa pode fazer fisioterapia, corrigir a postura, fazer exercício físico (alongamentos), fazer medicação (controlar a dor e fortalecer as cartilagens) e diminuir o peso.

Fontes bibliográficas