Esqueci-me de tomar a pílula



Esqueci-me de tomar a pílula na última semana do ciclo, tenho um atraso na menstruação de dois dias, poderei estar grávida?


A pílula deve ser tomada todos os dias, sensivelmente no mesmo horário, para fazer efeito. O esquecimento pode levar a uma gravidez não desejada. Em caso de esquecimento deve tomar a pílula do dia seguinte, manter a toma da pílula, no seu caso o atraso menstrual pode estar ligado ao stresse que esta situação acarreta, mantenha a toma da pílula, faça a pausa e se nota sintomas da gravidez ou não surgir a menstruação faça o teste de gravidez. carlosedgar.com

Esqueci-me de tomar a pílula

Pílula  hormonal combinada de 21 comprimidos

Atrasos ou esquecimentos até 12 horas

Se tiver esquecido ou atrasado a toma de 1 comprimido e não tiverem passado 12 horas, deve tomar assim que se lembre. Não corre risco de ficar grávida. 
Esqueci-me de tomar a pílula

Atrasos ou esquecimentos de mais 12 horas ou de mais de 1 comprimido

Nos atrasos ou esquecimentos superiores a 12 horas a mulher corre o risco de engravidar. Se for na primeira semana tome o(s) comprimido(s) esquecido(s) logo que se lembre e os seguintes à hora habitual. Terá que ter precauções adicionais (preservativo) ou evite as relações durante os 7 dias seguintes. Se for na segunda semana tome o(s) comprimido(s) esquecido(s) logo que se lembre e os seguintes à hora habitual. Tome precauções adicionais (preservativo) ou evite as relações durante os 7 dias seguintes. Se for na terceira semana tome o(s) comprimido(s) esquecido(s) logo que se lembre e os seguintes à hora habitual. Tome precauções adicionais (preservativo) ou evite as relações durante os 7 dias seguintes. Inicie o novo blister assim que terminar o atual, de modo a que não haja intervalo entre os dois. 

Pílula de 28 dias, mini pílula ou pílula da amamentação

Atrasos ou esquecimentos até 12 horas

O atraso ou esquecimento até 12 horas, deve tomar a pílula assim que se lembre e não necessita de outras medidas de precaução.
Esqueci-me de tomar a pílula

Atrasos os esquecimentos de mais de 12 horas

Se tiverem passado mais de 12 horas, corre o risco de engravidar, deve tomar o comprimido assim que se lembre e usar protecção adicional (preservativo) ou evitar nos 7 dias seguintes.
Esqueci-me de tomar a pílula

Fontes bibliográficas