terça-feira, fevereiro 12, 2013

Listeriose

Listeriose

A listeriose é uma infeção, pouco frequente, causada por uma bactéria, Listeria monocytogenes, presente na alimentação e que afeta especialmente a grávida. A infeção ocorre geralmente no terceiro trimestre de gestação e os sintomas são idênticos aos de uma síndrome gripal. A listeriose pode ser transmitida ao bebé e se não for tratada pode causar aborto, parto prematuro, atrasos mentais, paralisia, cegueira ou infeção generalizada.

A prevenção da listeriose atinge-se seguindo quatro regras: lavar (as mãos com água morna e sabonete, frutas e legumes, depois de jardinar ou mexer em animais e depois de usar o wc) separar (alimentos crus dos cozinhados nos recipientes, no frigorifico, nos sacos das compras), cozinhar bem (cozinhar bem os alimentos, não usar micro-ondas – não aquece bem os alimentos) e refrigerar (a temperatura do frigorifico deve ser de 4ºC, alimentos fescos não devem permanecer muito tempo (mais de 2 horas) fora do frigorifico, arrefecer os alimentos antes de os colocar, descongelar os alimentos no frigorifico e não encher demasiado o frigorifico).

A grávida não deve consumir: laticínios não pasteurizados, patés não enlatados, enchidos e fumados crus, peixes fumados, carnes, peixes ou ovos mal passados e saladas ou vegetais preparados fora de casa.
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.