Lepra ou doença de Hansen


A lepra ou doença de Hansen é uma doença de pele causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que afecta os nervos periféricos diminuindo a sensibilidade da pele. As partes do corpo mais afetadas são os olhos, face, mãos, pés, orelhas, membros e costas.

Lepra ou doença de Hansen

Transmissão da lepra

O bacilo Mycobacterium leprae é bastante contagioso podendo infectar a pessoa através da saliva, devemos evitar o contacto com a saliva do doente (beijar, falar, tossir, espirrar ou partilhar alguns objetos) enquanto não for tratado.

Sinais e sintomas da lepra

Um dos primeiros sintomas da lepra é o aparecimento de manchas claras com uma forma redonda no corpo, com perda de sensibilidade nessa zona do corpo, acompanhadas de dor, edema e inflamação dos pequenos nervos. Os sintomas podem surgir alguns anos após a contaminação, descubra outros sintomas: ausência de suor, lesões e feridas na pele, pele muito, cansaço, fraqueza, falta de força muscular, lesões nos olhos, paralisia dos membros, impotência e infertilidade.

Tratamento para lepra

O tratamento da lepra é feito com recurso a antibióticos, durante alguns meses, é muito importante por isso fazer o tratamento como o médico indicou para não ter recidivas e ficar curado. Pouco tempo após o tratamento nota algumas melhoras e deixa de ter riscos de contágio.

Descubra mais alguns posts