Tratar a candidíase vaginal

As infeções vaginais por fungos são muito frequentes e na maioria das vezes são causadas pelo fungo Candida Albicans. Este fungo é responsável pela candidíase e aparecimento dos sapinhos nos bebés.

Sintomas: comichão, corrimento branco ou amarelo espesso, ardor e vermelhidão.

As causas: uso de roupa sintética, gravidez, menopausa, anticoncecionais, diabetes, alguns medicamentos, higiene íntima com sabonetes agressivos e diminuição da imunidade em casos de fadiga extrema, stresse, entre outros.

Como prevenir: usar roupa de algodão, evitar roupa justa e apertada, usar produtos de pH neutro, limpar-se de frente para trás após efetuar as necessidades e fazer a higiene intima uma vez por dia.

Tratamento: o tratamento da candidíase vaginal consiste na aplicação local de creme ou óvulo. É uma infeção de fácil tratamento devendo ser efetuado por ambos os parceiros quando têm os mesmos sintomas.

Perguntas mais frequentes sobre a candidíase vaginal

O que é uma candidíase vaginal?

A candidíase vaginal é uma infeção vaginal fúngica provocada pelo fungo Candida albicans. Este fungo é responsável pela candidíase e aparecimento dos sapinhos nos bebés.

Quais são os sintomas de uma candidíase vaginal?

Os sintomas mais comuns da candidíase vaginal são a comichão, o corrimento branco ou amarelo espesso, ardor e vermelhidão (inflamação da vulva).

Quais são as causas de uma candidíase vaginal?

As causas da candidíase vaginal são: uso de roupa sintética, gravidez, menopausa, anticoncecionais, diabetes, alguns medicamentos, higiene intima com sabonetes agressivos e diminuição da imunidade em casos de fadiga extrema, stresse, entre outros.

O homem pode ter candidíase no pénis?

Sim, a candidíase no homem não é tão frequente, mas pode acontecer. A mulher com candidíase pode infetar o homem se o pénis tiver fissuras ou lesões. No caso de os dois elementos do casal terem candidíase ambos devem fazer o tratamento. No homem a candidíase tem o aspeto de ferida descamativa (escama).

Tenho uma pequena mancha no pénis que solta uma escama, o que é?

É a infeção causada pela Candida albicans, candidíase. A Candida albicans é um fungo que habita no meio genital (meio quente e húmido), alimentando-se de restos de células, quando descobre uma porta de entrada causa infeções. No homem, o fungo pode instalar-se após traumatismo sexual desenvolvendo a infeção, que se caracteriza por ardor (em contacto com a urina ou secreções da vagina), comichão, vermelhidão e descamação (descamação própria das infeções por fungos).

Como devo tratar uma candidíase vaginal?

O tratamento da candidíase é feito através da aplicação vaginal de creme ou óvulos. É uma infeção de fácil tratamento devendo ser efetuado por ambos os parceiros quando têm sintomas. Em caso de candidíase deve falar com o seu médico.

A grávida pode apanhar uma candidíase vaginal?

Sim, a grávida está mais suscetível a desenvolver uma candidíase vaginal. Em caso de sintomas a grávida deve recorrer ao médico que faz o acompanhamento da sua gravidez.

Fontes bibliográficas