terça-feira, novembro 05, 2013

Hipotiroidismo

Hipotiroidismo

É uma afeção em que as hormonas da tiroide estão em quantidades reduzidas, e pode ocorrer pela presença de uma doença autoimune (as defesas do organismo passam a ver a tiroide como um intruso), falta ou excesso de iodo (essencial na produção das hormonas), cirurgia prévia, medicamentos e radiações.


Sintomas de hipotiroidismo ou hipotireoidismo: fadiga, cansaço, perda de peso, queda de cabelo (alopécia), depressão, dores musculares, falta de iniciativa, pele seca, pele fria, prisão de ventre ou obstipação, diminuição dos batimentos cardíacos, menor rendimento intelectual, voz mais grossa, diminuição do apetite, ligeiro aumento de peso, sono, intolerância ao frio, alterações menstruais e na libido (indirectamente pode interferir com os valores de colesterol e triglicerídeos).


Que exames devem ser feitos? Colheita de sangue para avaliar TSH (hormona que regula o funcionamento da tiroide).

Tratamento: administração de hormona T4 (medicamento) para compensar a incapacidade da tiroide. Normalmente é um tratamento definitivo e a dosagem deve ser corrigida ao longo do tempo.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
Partilhe

4 comentários:

  1. boa noite
    fiz análises à tiroide e os resultados são:t3l-Triiodotironima(ECLIA) 20,17pq/ml
    T3t-triiodotironomia total 651,oo ng/dl
    pode-me explicar se tenho hipertiroidismo,ou hipotirioidismo
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      pelos valores que enviou parece estar com hipertiroidismo, mas deve falar com o seu médico para fazer uma avaliação da função da sua tiróide e ter a certeza... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  2. As análises de sangue estão normais!!!!A médica de familia disse-me que eu não tinha nada e para não tomar nada???Só que eu nunca estive com o peso que tenho actualmente e ando super inchada.Deverei procurar ajuda de um profissional(endocrinologista) ou não vale a pena???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      se as análises estão bem, apesar da tiróide estar grande, quer dizer que está a funcionar bem e que a razão para este aumento de peso não está na tiróide, acho que deve procurar ajuda de uma nutricionista, para mudar os hábitos alimentares.
      Se precisar de ajuda disponha, ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.