Varicela ou catapora



Quais são os sintomas da varicela - catapora?

A varicela - catapora é uma infeção benigna que afeta sobretudo as crianças, é provocada pelo vírus Varicella-zoster e tem os seguintes sintomas: dores de cabeça, febre ligeira, falta de apetite, mal-estar e aparecimento de borbulhas pequenas (como picadas de inseto) no couro cabeludo, tronco e face, que se transformam em vesículas (cheias de líquido).

A varicela - catapora é contagiosa?

Sim, a varicela - catapora é altamente contagiosa podendo se disseminar facilmente entre familiares, colegas e irmãos. O contágio acontece ao espirrar, tossir e falar através das partículas de saliva. O contacto com lesões da pele (vesículas) também pode causar o contágio.
Varicela ou catapora

Quantos dias as crianças devem estar sem ir à escola?

As crianças devem evitar contacto com outras crianças, grávidas, doentes com HIV, a fazer quimioterapia ou transplantes durante 7 a 10 dias após os primeiros sintomas. Só deverão retomar a sua vida diária após as vesículas cicatrizarem.

Qual o tratamento mais indicado para a varicela - catapora?

A varicela - catapora, em crianças saudáveis, não se cura apenas se tratam os sintomas assim os pais devem dar paracetamol se a criança tiver febre (+38ºC) ou dores, muitos líquidos, aplicar pomada nas borbulhas se houver comichão (anti-histamínico), ter mais cuidados de higiene (lavar as mãos e o corpo com água morna e toalha macia - sem esfregar e manter as unhas curtas) e dar alimentos frios e moles. Não dê ácido acetilsalicílico (aspirina®) para baixar a febre e tirar as dores.

Em adultos ou crianças com mais de 12 anos podem ser dados outros medicamentos como antivirais ou mesmo corticoides.

Como são as borbulhas da varicela - catapora?

As borbulhas da varicela - catapora surgem primeiro no couro cabeludo, tronco e face, parecem picadas de inseto acabando por alastrar pelo corpo todo.

Como podemos prevenir a varicela - catapora?

A varicela - catapora pode-se prevenir através da vacinação. A vacina da varicela - catapora é uma vacina viva e está indicada em crianças com mais de 12 meses. As crianças até aos 12 anos fazem 1 dose e as crianças com mais de 12 anos e os adultos fazem 2 doses separadas por 4 a 8 semanas.

Não se esqueça de comentar e partilhar este post... obrigado... 😊

Descubra alguns posts relacionados

Fontes bibliográficas