Postinor® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)



O anticoncepcional postinor® é um contraceptivo de emergência composto por 1500 microgramas de levonorgestrel (hormona sintética) que é utilizado na prevenção da gravidez em situações de falha do método contraceptivo habitual ou relação sexual desprotegida.


Postinor® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)

Como atua a postinor®

A pílula do dia seguinte postinor® inibe a libertação do óvulo, impede a sua fertilização pelos espermatozoides e a sua implantação no endométrio. A pílula postinor® tem uma eficácia de 84% se for tomada até aos 3 dia após o contacto sexual (72 horas). A eficácia de postinor® aumenta se for tomada até às 12 horas após o contacto sexual.

Como tomar postinor®

A pílula postinor® deve ser tomada no máximo até 72 horas após o contacto sexual desprotegido, idealmente quando to mais cedo for tomada maior são as hipóteses de prevenir a gravidez, (menos de 12 horas).

A toma de postinor® não tem ação em relações sexuais seguintes à toma, a mulher terá que se proteger novamente. A toma de postinor® deve ser esporádica, a mulher deve optar por métodos contraceptivos.
Postinor® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)

A postinor® e os vómitos


A mulher que toma postinor® se tiver um vómito nas 3 horas seguintes à toma deve tomar outra pílula, pois o efeito fica comprometido.

Postinor® e a menstruação

A postinor® pode levar a alterações na menstruação seguinte podendo ocorrerem atrasos ou pequenos adiamentos da menstruação, em relação à data habitual. Se tiver um atraso de mais de 5 dias deve fazer um teste de gravidez e falar com o seu médico. É comum a mulher sangramentos antes da menstruação (ver efeitos adversos).


Postinor® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)

Postinor® e os outros medicamentos

Medicamentos que alteram a eficácia da pílula de emergência postinor®: primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, modafinil, rifampicina, ritonavir, nelfinavir, nevirapina, efavirenz, ampicilina, tetraciclinas, griseofulvina, rifabutina, ciclosporina, lamotrigina, bosentano e hipericão.

Efeitos secundários ou adversos de postinor®

Efeitos secundários ou adversos muito frequentes de postinor®: náuseas, hemorragias irregulares, cansaço, dores de cabeça e dor na região inferior do abdómen.

Efeitos secundários ou adversos frequentes de postinor®: vómitos, alterações na menstruação, seios doridos, tonturas e diarreia.


Efeitos secundários ou adversos muito raros de postinor®: urticária, prurido ou coceira e inchaço ou edema da face.
Postinor 1500
Caixas de postinor®


Caixa de postinor
Caixa de postinor®


Cartelas ou blisters de postinor
Cartelas ou blisters de postinor®
Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
infarmed.pt