19 de março de 2014

Thyrax® (levotiroxina sódica)



O thyrax® ou levotiroxina sódica é um medicamento que pertence ao grupo farmacológico das hormonas da tiroide e antitiroideus.

Indicações do thyrax®

O thyrax® está indicado no tratamento do hipotiroidismo, bócio (aumento da tiroide), nódulos da tiroide e remoção de tumores da tiroide.

Composição do thyrax®

Levotiroxina sódica (0,025 e 0,1 mg de levotiroxina), citrato de sódio (E 331), amido de milho, gelatina, glicerol (E 422), talco, lactose monohidratada, sílica coloidal anidra (E 551), estearato de magnésio e indigotina (E132).

Posologia do thyrax®

A dose de thyrax® deve ser adaptada ao utente de acordo com os seus valores de hormonas da tiroide. Inicialmente a pessoa deve fazer uma dose baixa devendo posteriormente ser ajustada pelo médico.

Efeitos secundários do thyrax®

Alguns efeitos secundários do thyrax® (mais comuns em doses elevadas):
  • palpitações
  • aumento da frequência cardíaca
  • dor no tórax
  • dores de cabeça
  • fraqueza muscular
  • cãibras
  • febre
  • vómitos
  • menstruações irregulares
  • tremores
  • sonolência
  • perda de peso
  • diarreia
Fontes bibliográficas
infarmed.pt

12 comentários:

  1. Boas... alguém me pode informar se posso misturar as tomas de "Thyrax" com "Maltofer"?, é que tenho a duvida se os dois não se imcompatibilzam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os medicamentos com ferro podem diminuir a absorção de thyrax, por isso deve não deve tomar o thyrax nas 4 horas seguintes a ter tomado o maltofer... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    tenho problemas de tiróide e tomo thyrax há alguns anos. gostaria de começar a tomar a pilula porém não sei qual devo tomar devido ao thyrax. podem ajudar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio pode tomar qualquer uma mas deve ser avaliada pelo seu médico que acompanha suas análises da tireoide para ele sugerir e acompanhar mais de perto sua adaptação... é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. olá boa noite. tomo thyrax.. mas há dias em que me esqueço de tomar... é grave? quais as consequências por falta do medicamento 1 ou 2 dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve tomar certinho para não ter riscos de hipotiroidismo, que é um doença que se caracteriza pela falta de produção de hormônios pela tireoide... é normal sentir algumas alterações por estar a tomar com falhas... siga por favor a indicação de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. obrigada por responder <3

      Eliminar
  4. Boa noite,
    O thyrax parece que vai esgotar em breve.
    Existem diversas farmácias que já não o têm e as que o têm a validade está curta 04/2017.
    Isto é normal acontecer ou estamos perante uma descontinuidade do medicamento ?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ás vezes são questões comerciais, em medicamentos de menor valor, acabam por ser descontinuados para "obrigar" as mudanças vou me informar do que está acontecendo e depois passo para lhe informar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Exmo. Senhor doutor Carlos Edgar. O Thyrax está já há algum tempo sem ser reposto nas farmácias. Minha mãe que teve de tirar a tiroide apenas responde bem ao Thyrax e estou com um problema sério pois já tentei comprar fora do pais mas em Espanha o Thyrax (informou-me a farmaceutica espanhola onde tentei comprar) que está descontinuado desde 2000. Estou a tentar comprar Na Irlanda através de um amigo que lá mora mas isto está a tornar-se um absurdo não fora ser a saúde da minha mãe que está em jogo. Alguma ajuda ou conselho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pelo que consegui apurar, para já, não vai ser retirado, está esgotado temporariamente, parece que alguns médicos estão a substituir pelo eutirox, é o que posso dizer, devem falar com o vosso médico, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.