sexta-feira, abril 18, 2014

A terbinafina e a pilula hormonal

A terbinafina e a pilula hormonal

A terbinafina e a pilula hormonal

A terbinafina é uma alilamina com actividade antifúngica que é utilizada no tratamento das infeções fúngicas da pele, cabelos e unhas.

Posologia da terbinafina

A dosagem recomendada da terbinafina é de 1 comprimido de 250 mg, por dia, durante:
  • 2 semanas (pé de atleta e tinha das virilhas)
  • 4 semanas (tinha do corpo)
  • 6 semanas (micose das unhas da mão)
  • 12 semanas (micose das unhas do pé)

Efeitos secundários mais frequentes da terbinafina
  • Dores de cabeça
  • Náuseas
  • Dores ligeiras de estômago
  • Diarreia
  • Perda de apetite
  • Dores musculares
  • Alterações do paladar
  • Tonturas
  • Cansaço 
  • Ansiedade
  • Febre
  • Perda de peso 

Medicamentos que interagem com a terbinafina

Alguns medicamentos que interagem com a terbinafina:
  • Rifampicina
  • Cafeína
  • Antidepressivos tricíclicos
  • Antiarrítmicos (propafenona e amiodarona)
  • Metoprolol
  • Cimetidina
  • Fluconazol
  • Cetoconazol
  • Dextrometorfano
  • Ciclosporina
  • Clomipramina
  • Lofepramina
  • Paroxetina
  • Atenolol
  • Carvedilol
  • Contracetivos orais (pílula)

A terbinafina e a pilula hormonal

A terbinafina pode causar interferência no ciclo menstrual levando a mulher que usa anticoncecionais hormonais, como a pilula, a ter ciclos irregulares e hemorragias menstruais anormais entre os ciclos (podem surgir hemorragias fora da menstruação e a menstruação pode ser alterada - numero de dias e fluxo). A terbinafina não corta o eficácia da pilula hormonal.
Pilulas anticoncecionais
Pilulas anticoncecionais
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

32 comentários:

  1. A minha namorada e eu temos tido brincadeiras intimas. Ela tem 16 anos e é virgem nunca houve penetração, apenas acariaciamos a vagina com o pénis e nunca houve ejaculação. Ela está com um atraso de 5 dias. Poderá estar grávida?
    Ela anda muito stressada e enervada será que isso pode ter alterado o ciclo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      esse tipo de carícias e brincadeiras pode levar a uma gravidez indesejada, mesmo que não haja penetração e ejaculação. Este risco deve-se ao facto que o homem libertar, antes de ejacular, um soro que serve para lubrificar a uretra e facilitar a passagem do esperma e que já pode ter espermatozóides, se estes entrarem em contacto com os lábios da vagina pode causar uma gravidez indesejada.

      Esta probabilidade é diminuta no entanto pode acontecer.

      O atraso menstrual na sua namorada deverá estar relacionado com a ansiedade e stresse, fique descansado. Se não surgir a menstruação deve fazer um teste de gravidez. Iniciem um método anticoncecional. Ando por aqui...

      Eliminar
  2. Boa Tarde, na quinta feira passada comecei a ganhar umas borbulhas rosadas e em todas elas parece ter uma espécie de picada. Esta Terça-feira fui ao médico e ele receitou.-me um líquido para chegar à noite depois do banho , trocar a roupa da cama todos os dias e o pijama e lavar tudo com água bem quente, contudo as borbulhas continuam a aparecer mais e mais todos os dias, comecei a fazer o que ele disse logo na terça-feira, mas estou cada vez pior e com uma comichão insuportável, as borbulhas estão por toda a a parte do corpo.. pelos vistos isto é um bichinho que apenas se vê a microscópio..desde terça-feira que tenho acordado sempre com dores de cabeça. gostaria de saber a opinião de um outro médico. consegue ajudar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      peço desculpa não conseguir ajudar, mas o melhor é falar com o médico novamente ou mesmo com um dermatologista... para ver que o tratamento não resultou e avaliar as lesões na pele... desculpe, as melhoras e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Bom dia, é possível ter perdas de sangue durante a toma da pílula juntamente com a terbinafina e não ter menstruação durante a pausa da toma da pilula? Tomei sempre sem esquecimentos... Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, ela pode interferir dessa forma com o anticoncepcional... mantenha sua pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Apesar destas interferências devo ficar preocupada com a eficácia da mesma? meu dermatologista disse me que não e contudo tomo sem paragens e atrasos mas como não me veio o período este mês estranhei...mais uma vez obrigado pela rápida resposta!

      Eliminar
    3. Olá,
      não altera a eficácia, mas pode causar alterações em sua menstruação, mantenha a pílula e não se preocupe... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Pode acontecer não vir menstruação de todo? uma vez que tomei terbinafina durante 25 dias neste ciclo..
    A menstruação vem sempre no ultimo comprimido branco nunca me falhou, e aconteceu isso apenas neste ciclo .. estou um pouco preocupada, porque um médico disse me que terbinafina interfere na eficacia e um farmaceutico tambem..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer... pode causar alterações menstruais... deve manter, interfere mas no corta o efeito, potencia o efeito da pílula e isso pode causar alterações menstruais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Oi
    Tomo level a uns 4 anos e tive diminuiçao grande do alibido, pode ser consequencia do comprimido? por qual posso tar mudando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser, mas na maioria das vezes são outras as causas, só nota agora? Deve falar com seu médico para ele avaliar... para já mantenha a pílula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite! Tomo Tamisa 20 e quero mudar para Sibila.O que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico, para mudar deve iniciar após a pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite tomei medroxiprogesterona no dia 11/05/16,porém após o nascimento do meu bebê havia tomado norestin uns 10 dias gostaria de saber se já estou protegida?

    ResponderEliminar
  8. Olá gostaria de saber se posso estar grávida eu eo meu marido usamos o metado do coito interrompido e tivemos relação no meu dia fértil e agora a minha metruacao veio adiantada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como menstruou não deve estar, mas mesmo assim tem chances... devem fazer um teste... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa tarde gostava de saber. Tirei o implante a 2 meses ainda nao veio menstruacao e tenho tonturas e tenho muitos calores ja fiz o teste de gravidez e deu negativo. Pode -se ficar gravida nao tendo mestruacao? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como o teste deu negativo não está, me parecem efeitos da retirada do implante... deve se proteger e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Boa tarde!! Tenho duvidas ..uso anticoncepcional a 7 anos e quero mudar por conta de espinhas a medica me indicou moliere 20 ..porem ele e 24 comprimidos ..hoje e meu oitavo dia de pausa posso iniciar hj moliere?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode iniciar e com esta pílula passa a fazer 4 dias de pausa entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa tarde tenho uma dúvida.
    Uso o implanon neste momento foi colocar o segunda mas a minha menstruação e constante.
    Tem um ou dois dias que para mas passado esses dias torna a voltar.
    Estou constantemente menstruação e isso deixa me desconfortável.
    Pretendo retirar o aparelho pois desde o meu primeiro aparelho a menstruação nunca foi certa.
    Reparte devo retirar e começar a tomar a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para ele avaliar, pode sugerir tratamento antes de retirar.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. olá, vou uma semana de férias, a semana de pausa da pílula onde deveria aparecer a menstruação, e na semana seguinte tenho uma consulta de ginecologia. posso iniciar uma nova cartela de comprimidos e fazer duas semanas a mais para atrasar a menstruação e só depois fazer a pausa? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer isso para adiar sua menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa noite, eu e o meu namorado tivemos bastante íntimos sem qualquer proteção à mais de um mês e meio, mas não houve penetração, e eu sempre tomei a pílula corretamente. A menstruação apareceu na altura certa, e na mesma quantidade. Hoje comecei com umas dores um pouco acima do estômago e fiz uma pesquisa e apareceu como causa, a gravidez. Será possível estar grávida? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve ser essa a causa, pois toma a pílula certinha e não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa tarde, comecei a tomar a terbinafina 1 dia após tomar a pílula do dia seguinte há 2 semanas e ainda não menstruei. A terbinafina interfere no ciclo ou posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode causar alterações no ciclo, mas pode fazer um teste para excluir uma gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Boa noite, utilizo o anticoncepcional Selene e devido a uma micose a dermatologista me receitou cloridrato de terbinafina 250mg a ser tomado duas vezes por dia, sete dias. Um dia após o término da terbinafina tive relações sexuais sem uso de camisinha, somente com o uso do anticoncepcional. Agora, no 14 dia do ciclo estou com sangramentos, que já duram três dias. Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, pois manteve a selene, me parem ser efeitos do tratamento, pode causar essas alterações... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.