quinta-feira, maio 01, 2014

Autoexame da vulva

Autoexame da vulva

Vulva, o que é?

A vulva é um termo que designa os órgãos sexuais externos da mulher, grandes e pequenos lábios, monte vénus e clítoris.

O autoexame da vulva deve ser feito uma vez por mês, nas mulheres com mais de 20 anos ou que tenham iniciado a vida sexual, para precocemente identificarem alterações na pele e mucosas.

Como fazer o autoexame à vulva?

A mulher deve se colocar com as pernas abertas, sentada, na cama e com a ajuda de um espelho deve observar bem comparando a cor, tamanho, grossura e nódulos dos lábios (pequenos e grandes) e o seu interior (entrada da vagina). deve ainda observar o períneo (região da vagina ao anus) e o anus. Com a ajuda do dedo indicador palpe, de cima para baixo, o lado esquerdo e o direito, comece a partir do osso no monte de vénus (púbis).

Sinais de alerta: pele esbranquiçada ou com alterações na cor, verrugas, manchas, espessamento dos lábios vaginais, tumefações, feridas, úlceras, pelos encravados, dor, corrimento, comichão (prurido). Perante estes sinais deve recorrer ao seu médico ou enfermeiro de família.

O cancro da vulva é uma doença rara, a detecção precoce aumento as probabilidades de cura, faça o autoexame, não tenha pudores.

Fontes bibliográficas
vulvalpainsociety.org
patient.co.uk
Partilhe

2 comentários:

  1. Tou preocupada porque o meu clitoris inchou doi-me e está sencivel, não me doi a urinar e a minha urina está normal! o que poderá ser e o que poderei faxer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      esta situação pode originar-se por algum traumatismo ou esforço, muito comum após contacto sexual oral ou vaginal por trauma entre as pelves (cinturas), se não teve contacto sexual antes deve marcar consulta com seu médico para excluir uma situação de maior gravidade... entretanto mantenha a sua higiene intima cada vez que for ao quarto de banho e tome ibuprofeno para diminuir o inchaço e a dor, toma às refeições, confira a forma de tomar em baixo. Se precisar ando por aqui....

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.