Copo menstrual

O que é o copo menstrual?

O copo menstrual é um copo em silicone afunilado que se coloca no interior da vagina para recolher a menstruação. É um método alternativo aos pensos higiénicos e tampões. Existem dois tamanhos disponíveis.

Como limpo o copo menstrual?

O copo durante a menstruação deve ser retirado 2 a 4 vezes por dia, deve-se colocar o conteúdo na sanita e o copo deve ser limpo com água e sabonete pH neutro. Após a menstruação deve ser fervido em água durante 5 minutos (não ferver mais de 5 minutos para não degradar o silicone) e guardado em bolsa acetinada (fornecido na embalagem).

Tenho que colocar o copo todo dentro da vagina?

Sim, o copo deve ser colocado todo dentro da vagina para garantir que recolhe toda a menstruação, o copo pode ser encurtado e adaptado o tamanho.

Qual é a durabilidade do copo menstrual?

O copo menstrual se for limpo corretamente (evitar ferver demasiado) e acondicionado na bolsa acetinada tem uma duração de 10 anos.

Qual é o preço do copo menstrual?

O copo menstrual custa cerca de 30 euros.

Quais são as vantagens do copo menstrual?

O copo menstrual tem algumas vantagens, tais como: menor preço (10 anos de pensos e tampões), menor risco de infeções e alergia, método mais adaptado para a praticar de natação ou ida à praia, maior segurança e mais higiene.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar