Depressão - duvidas frequentes



O que é a depressão?


A depressão é uma doença mental que se caracteriza por um estado de tristeza e desinteresse muito prolongado.


Quais os sintomas de depressão?

Os sintomas mais comuns na depressão são a tristeza, desespero, desânimo, pessimismo, perda de interesse nas atividades diárias, sentimentos de culpa, dificuldade na concentração, cansaço, diminuição do interesse sexual, alterações de peso ou apetite, agitação, irritabilidade, pensamentos de morte ou suicídio, alterações no sono, dores de cabeça frequentes, perturbações digestivas ou dores de costas.

O que causa a depressão?

A depressão pode ter várias causas tais como: desemprego, luto, problemas conjugais e amorosos, conflitos laborais, desequilíbrios hormonais, medicamentos, algumas doenças, entre outras.
Depressão - duvidas frequentes

Como tratar a depressão?

A depressão deve ser tratada com apoio médico, pois é uma doença complexa e de difícil resolução. Uma depressão pode estar na origem de um suicídio.

Quanto tempo dura o tratamento de uma depressão?

O tratamento de uma depressão pode durar semanas ou meses dependendo do quadro depressivo, das causas e da pessoa.

Como evitar a depressão?

Para evitar a depressão devemos evitar o isolamento e compensar os momentos de stresse e pressão com momentos agradáveis e desconcertantes. Algumas estratégias: ter uma atividade física, ouvir música, evitar e resolver os conflitos, praticar terapias alternativas (yoga, massagem, aromaterapia), ter uma atitude positiva (evitar o derrotismo), conversar em grupo, redes sociais ou chats, entre outras estratégias.

Como posso ajudar alguém com depressão? Uma depressão pode levar a um suicídio?

As pessoas com depressão raramente reconhecem a doença. Muitas vezes é necessário que as pessoas que estão em seu redor identifiquem os sintomas. O primeiro passo na aproximação é a criação de uma relação de proximidade e confiança, para levar o doente a recorrer ao médico e seguir o tratamento (também deve ser acompanhado durante o tratamento, pois nem sempre os resultados surgem de imediato). Sim pode, algumas tentativas de suicídio estão relacionadas com grandes depressões. Todas as pessoas que tentam o suicídio devem ser encaminhadas para um psiquiatra. Normalmente a pessoa que tenta o suicídio não deseja acabar com a vida, é uma forma dramática de comunicar com os outros. Nos hospitais nem sempre temos acesso a um psiquiatra, por isso é importante manter a pessoa sob vigilância, se houver risco de nova tentativa, assegurar que segue o tratamento prescrito e tentar alterar ou anular a causa deste problema.

A depressão depois do parto pode ser tratada?

Sim pode e deve ser tratada. A depressão pós-parto é uma doença que afeta cerca de 10% das puérperas. A depressão ocorre após a saída da maternidade e nem sempre se detetam os primeiros sintomas, alguns dos sintomas: vontade de chorar, choro fácil, sensação de desespero e impotência, nervosismo, perda de memória, insónias, indiferença em relação ao bebé, tristeza e falta de apetite. Fale com o médico.

Fontes bibliográficas