segunda-feira, maio 05, 2014

Emagrecer

Emagrecer

Qual é o peso normal de uma mulher?

Para saber o peso normal deve calcular o índice de massa corporal, trata-se da relação entre o peso e a altura (IMC=peso (kg)/ altura² (m), que deve estar entre os 19 e 24.

Como sei se estou obesa?

Uma mulher está obesa se tiver o IMC superior a 25. As mulheres com IMC superior a 30 devem falar com o seu médico para serem avaliadas.

Quais são as principais causas para uma mulher aumentar de peso?

As causas do aumento de peso podem ser a vida sedentária, alterações hormonais (menopausa e gravidez), alguns medicamentos, fatores genéticos, dieta muito calórica, entre outros.

Como posso emagrecer?

O emagrecimento de um obeso (IMC >25) deve ser acompanhado por um nutricionista para que seja traçado um plano adequado às características da pessoa e à quantidade de peso que terá que perder. Dieta, exercício físico e alguns produtos naturais. Os produtos para emagrecer sem uma dieta e exercício físico não têm efeitos a longo prazo.

Que dieta devo fazer para emagrecer?

Para emagrecer deve fazer 6 refeições por dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia), exercício físico (caminhe 30 minutos por dia e vá aumentando o ritmo e o período de tempo), acompanhar as refeições com saladas, comer fruta da época, evitar alimentos gordos, evitar bolos e outros produtos de pastelaria, evitar refeições pré-cozinhadas, preferir assados, cozidos e grelhados, beber 2 litros de água por dia e comer sopa uma vez por dia. Não faça dietas ou tratamentos sem conselho de um nutricionista.

Posso tomar produtos naturais para emagrecer?

Não, deve solicitar acompanhamento e conselho a um nutricionista. Os produtos para emagrecer sem uma dieta e exercício físico não têm efeitos a longo prazo.

Quais os medicamentos mais eficazes para perder peso?

Existem muitas apresentações no mercado a maioria tem dois objetivos diminuir a retenção de líquidos ou acelerar o metabolismo. Os medicamentos para emagrecer devem fazer parte de um plano traçado por um nutricionista de forma a estudar a sua utilidade e escolher qual o produto mais indicado. Os medicamentos sem uma dieta e exercício físico não têm efeitos a longo prazo.

Quantos passos devo dar para não engordar?

Para não engordar precisa de dar 10.000 passos por dia, este valor evita o aumento de peso. Equivalente a caminhar cerca de 7 Km.

Deixei de fumar, será que vou engordar?

Quando deixamos de fumar ficamos com melhor olfato e sabor o que se traduz num aumento do apetite, este aumento leva normalmente a um aumento de peso, em média quem deixa de fumar engorda 2,5 kg. A solução é optar pela prática desportiva e por diminuir as calorias que ingerimos. Deixe de fumar, caminhe 40 minutos por dia e coma mais fruta e verduras.

A gordura no meu corpo é prejudicial?

Não, a gordura é essencial para a vida humana, a gordura pesa menos que os músculos e é uma excelente fonte de energia, mas se consumimos mais do que gastamos ela acumula-se. Quanto maior for a massa muscular maior é o gasto e menor é a sua acumulação. Este é o motivo pelo qual é importante fazer exercício físico regularmente.

Em que situações está indicado o tratamento cirúrgico?

As mudanças na dieta ou medicamentos não se revelam eficaz nos casos de obesidade grave ou severa (IMC >35). As cirurgias são a opção mais eficaz. As cirurgias dividem-se em dois tipos de intervenção: cirurgia direcionada ao intestino ou cirurgia gástrica, em ambos os casos os objetivos são diminuir a quantidade de nutrientes absorvidos e aumentar a saciedade. Fale com o seu médico.

Como devo iniciar exercício físico?

Para iniciar uma atividade física deve começar com exercícios de alongamento, fazer um ligeiro aquecimento (5 minutos), fazer o exercício diariamente de forma moderada (comece por fazer somente 5 minutos de exercício e posteriormente vá aumentando gradualmente), descansar entre os exercícios, variar os exercícios e não se esquecer da hidratação. Se não faz exercício físico regularmente antes de iniciar peça ajuda a um profissional de saúde ou de educação física.

Que plantas ajudam a emagrecer?

Algumas plantas têm uma ação diurética ou aceleram o metabolismo do organismo causando uma diminuição na retenção de líquidos e maior gasto de calorias. Algumas plantas: carqueja, chá-verde, cavalinha, sene, dente-de-leão, ulmária, entre outras.

Balança
Balança
Fontes bibliográficas
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.