Hemorroidas e fissuras

O que são hemorroidas? E fissuras anais?

As hemorroidas são veias distendidas e dilatadas em redor do ânus (hemorroidas externas) e dentro do ânus (hemorroidas internas). As fissuras anais são lacerações ou rasgos nos tecidos que revestem internamente o bordo do ânus. Estas duas alterações são comuns em pessoas que sofrem de prisão de ventre ou obstipação, na gravidez, parto, com varizes, obesidade e alterações venosas.

Quais são os sintomas das hemorroidas?

Os sinais e sintomas das hemorroidas são a hemorragia (sangue vivo nas fezes), dor, comichão, ardor após defecar e inchaço.

O que pode causar as hemorroidas?

As causas das hemorroidas são a obstipação ou prisão de ventre, diarreia intensa, problemas venosos, obesidade, fatores genéticos, gravidez, parto, alimentação rica em especiarias, entre outras.

Como alívio uma crise de hemorroidas?

Para aliviar uma crise de hemorroidas deve aplicar um saco de gelo envolto num pano, fazer um banho de assento 3 a 4 vezes por dia ou sempre que for ao wc, limpar-se com toalhetes ou papel humedecido, aplicar pomada hemorroidal, evitar refeições e alimentos condimentados, beber mais água, evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína, evitar pegar em pesos (+ de 20 kg) e aumentar a ingestão de fruta e legumes (fibras).

Se tiver hemorroidas devo fazer a higiene com água quente ou água fria?

Pode fazer a higiene e banhos de assento com água fria no caso de serem hemorroidas ou com água quente se forem fissuras anais. Banho de assento: Um banho de assento deve ser efetuado numa bacia grande e durar 3 a 10 minutos, plantas com benefícios nas crises de hemorroidas (aveleira, carvalho (fissuras), castanheiro-da-índia, silva e videira vermelha).

Que dieta devo fazer se tiver com uma crise de hemorroidas?

A pessoa com hemorroidas deve evitar os condimentos, a cafeína e as bebidas alcoólicas, deve enriquecer a alimentação com fruta e legumes e 2 litros de água para as fezes não ficarem tão duras.

Defequei e notei que as minhas fezes tinham sangue vivo, é grave?

A presença de sangue vivo nas fezes ou no papel higiénico revelam uma hemorragia digestiva baixa, normalmente relacionado com hemorroidas e fissuras anais, deve consultar o seu médico.

Como devo aplicar a pomada hemorroidal?

Os cremes existente no mercado para as hemorroidas ou fissuras anais têm, norma geral, na sua composição um derivado anestésico, um hemostático e outro derivado da glicerina. O objetivo é anestesiar, parar o sangue e lubrificar para facilitar a introdução do creme ou pomada. Algumas pomadas no mercado têm um adaptador para facilitar a introdução da pomada, se por acaso não tiverem pode usar uma dedeira ou luva de látex. Como aplicar: Coloque o unguento na ponta do dedo, cerca de 2,5 cm de pomada, em posição deitado com as pernas levantadas, introduza lenta e descontraidamente o dedo no ânus (cerca de 1 cm) fazendo movimentos circulares. Retire a dedeira e lave-a com água e sabão.

Ultimamente tenho tido muito ardor e comichão no ânus, o que está a causar esta alteração?

A comichão à volta do ânus é comum e está ligada a diversos problemas de saúde como: fissuras, hemorroidas, eczemas, infeções na pele, irritações (comida condimentada), fístulas ou vermes (oxíuros). Sugiro que recorra ao seu médico para ser avaliado.

Posso tratar as hemorroidas?

Sim pode, existem alguns tratamentos direcionados para este tipo de alteração. Alguns tratamentos: laqueação elástica, a esclerose, coagulação por laser, crioterapia e cirurgia (hemorroidectomia). O tratamento cirúrgico é o mais eficaz. Fale com o seu médico.

Fontes bibliográficas