quarta-feira, maio 14, 2014

Catapora

Catapora

Quais são os sintomas da catapora?

A catapora é uma infeção benigna que afeta sobretudo as crianças, é provocada pelo vírus Varicella-zoster e tem os seguintes sintomas: dores de cabeça, febre ligeira, falta de apetite, mal-estar e aparecimento de borbulhas pequenas (como picadas de inseto) no couro cabeludo, tronco e face, que se transformam em vesículas (cheias de líquido).

A catapora é contagiosa?

Sim, a catapora é altamente contagiosa podendo se disseminar facilmente entre familiares, colegas e irmãos. O contágio acontece ao espirrar, tossir e falar através das partículas de saliva. O contacto com lesões da pele (vesículas) também pode causar o contágio.

Quantos dias as crianças devem estar sem ir à escola?

As crianças devem evitar contacto com outras crianças, grávidas, doentes com HIV, a fazer quimioterapia ou transplantes durante 7 a 10 dias após os primeiros sintomas. Só deverão retomar a sua vida diária após as vesículas cicatrizarem.

Qual o tratamento mais indicado para a catapora?

A catapora, em crianças saudáveis, não se cura apenas se tratam os sintomas assim os pais devem dar paracetamol se a criança tiver febre (+38ºC) ou dores, muitos líquidos, aplicar pomada nas borbulhas se houver comichão (anti-histamínico), ter mais cuidados de higiene (lavar as mãos e o corpo com água morna e toalha macia - sem esfregar e manter as unhas curtas) e dar alimentos frios e moles. Não dê ácido acetilsalicílico (aspirina®) para baixar a febre e tirar as dores.

Em adultos ou crianças com mais de 12 anos podem ser dados outros medicamentos como antivirais ou mesmo corticoides.

Como são as borbulhas da catapora?

As borbulhas da catapora surgem primeiro no couro cabeludo, tronco e face, parecem picadas de inseto acabando por alastrar pelo corpo todo.

Como podemos prevenir a catapora?

A catapora pode-se prevenir através da vacinação. A vacina da catapora é uma vacina viva e está indicada em crianças com mais de 12 meses. As crianças até aos 12 anos fazem 1 dose e as crianças com mais de 12 anos e os adultos fazem 2 doses separadas por 4 a 8 semanas.

Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.