Métodos anticoncecionais de longa duração



Os métodos contracetivos ou anticoncecionais podem ser naturais ou artificiais, dentro do grupo dos anticoncecionais artificiais, o casal tem ao seu dispor métodos de curta, média e longa duração.

A escolha do anticoncecional

A escolha do anticoncecional deve ser adaptada às necessidades e características da mulher, não existe um anticoncecional ideal para as mulheres, pois nenhuma mulher é igual, o anticoncecional ideal para uma mulher pode não ser o ideal para outra. Nem todas as mulheres se adaptam de igual forma aos anticoncecionais.

Vantagens dos anticoncecionais de média e longa duração

Os métodos de média e longa duração têm algumas vantagens como:

Os tipos de anticoncecionais de lona duração disponíveis

A mulher tem seu dispor anticoncecionais de média duração (adesivo hormonal e anel vaginal) e de longa duração como (implante hormonal, diu de cobre ou diu hormonal, vasectomia e laqueação ou laqueadura).


Método hormonal combinado, com estrogénio, que consiste na aplicação de um adesivo por semana durante 3 semanas. Saiba mais sobre o adesivo hormonal.


Método hormonal combinado, com estrogénio, que consiste na introdução de um anel na vagina durante 3 semanas. Saiba mais sobre o anel hormonal.


Método hormonal progestagénico, sem estrogénio, que consiste na introdução de um implante na pele (camada subcutânea) durante 3 anos. Saiba mais sobre o implante hormonal.


Método barreira de cobre, sem hormonas ou hormonios, que consiste na introdução de um diu no interior do útero durante 5 a 10 anos. Saiba mais sobre o diu de cobre.


Método hormonal progestagénico, sem estrogénio, que consiste na introdução de um diu ou siu (sistema intrauterino) hormonal no interior do útero durante 5 a 7 anos. Saiba mais sobre o diu hormonal (siu hormonal).

Vasectomia

Procedimento cirúrgico contracetivo onde se procede ao aperto dos canais deferentes do homem impedindo desta forma a saída dos espermatozoides.


A laqueação ou laqueadura de trompas é um procedimento cirúrgico que consiste na oclusão das trompas, é um método contracetivo definitivo. Saiba mais sobre a laqueação ou laqueadura de trompas.

Fontes bibliográficas