domingo, dezembro 14, 2014

Período fértil e pilula anticoncepcional

Período fértil e pilula anticoncepcional

A mulher que usa a pilula anticoncepcional para prevenir a gravidez indesejada, desde que a use corretamente, está protegida e não corre risco de engravidar. Ao usar a pilula, através das suas hormonas ou hormonios sintéticos, os valores hormonais no sangue estão constantemente elevados o que não permite que ocorra a ovulação e período fértil.


O período fértil é uma fase no ciclo, fase intermédia, onde ocorrem as condições ideais no corpo da mulher para ocorrer a fecundação e engravidar. As alterações que ocorrem no corpo da mulher ocorrem devido às alterações hormonais, a oscilação dos valores hormonais permitirá que ocorram alterações físicas de forma a ocorrer a libertação do óvulo (ovulação), preparação do útero (nidação) e gravidez. Ao não haver variação hormonal não existe período fértil, no entanto a mulher pode ovular, menstruar ou até engravidar (ao usar um método contracetivo está protegida).


A pilula anticoncepcional é um método contracetivo indicado na prevenção da gravidez, a mulher está protegida de uma gravidez se a tomar corretamente, sem atrasos ou esquecimentos maiores de 12 horas, sem vomitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma da pilula ou se não tomar medicamentos que interfiram.

Fontes bibliográficas
Partilhe

15 comentários:

  1. Tirei o mirena (diu) no dia 10/10/14 iniciei uso Qlaira no mesmo dia. Quanto tempo preciso aguardar para nao usar outro metodo contraceptivo? Estou fazendo uso de lamotrigina ha 30 dias interfere na eficacia? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      basta usar 9 dias, os primeiros 9 dias, a lamotrigina não interfere com a eficácia de qlaira, mas pode perder alguma eficácia na prevenção das convulsões... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta e parabens pela eficacia!!!

      Eliminar
  2. Em que medida é que o álcool interfere com a pilula? Ou uma coisa não tem a ver com a outra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim interfere com a pilula, mas não corta o seu efeito, devido à sua ação aumenta a concentração de estrogénios no sangue, potenciando os efeitos da pilula... não deve abusar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Oi, então a mulher que a pilula não tem mesmo periodo fertil, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem pois o valor sempre alto de hormonas no sangue não permite... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, a mulher que toma uma pilula fraca pode ter periodo fertil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem, mesmo com as pilulas com menor dosagem, pilula fracas, a mulher não tem período fértil... desde que a tome corretamente... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  5. Olá,
    Tomo a pilula Mercion há dois anos, em horário variável, entre as 23h e 01 da manha.
    A minha menstruação este mês, atrasou quase 5 dias e, mesmo menstruada, fiz sexo sem preservativo várias vezes...Tenho tanto medo de engravidar que pensei em tomar a pilula do dia seguinte.
    Posso mesmo estar tranquila com o contraceptivo oral?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode se o tem tomado dessa forma está protegida... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Boa noite Carlos, gostaria de tirar uma duvida.
    Tomo anticoncepcional a mais de um ano e na ultima quinta feira (19/03) minha menstruação veio e na sexta feira (20/03) voltei a tomar o anticoncepcional, mas junto com ele, comecei a tomar o cefalexina (antibiótico) por causa de uma tosse. No domingo tive relação sexual com proteção junto com meu parceiro, mas antes da relação, nós ficamos brincando e ele ficou roçando o pênis na minha bunda, e saiu aquele liquido transparente (que ajuda a lubrificar a vagina) dele. Esse liquido transparente não chegou a entrar em contato direto com a minha vagina, porque como estávamos deitados de lado, ele não chegou a escorrer para frente e acabou ficando sem passar pelo períneo. Gostaria de saber se tem algum risco de gravidez? Levando também em conta que eu ainda estava menstruada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha riscos, é muito difícil ocorrer nestas situações... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  7. Olá. Gostaria que me tirasse uma pequena dúvida..
    Tomo pílula estinette há 7 anos. Juntamente com este método contraceptivo, sempre utilizei preservativo. Tomo a pilula sempre certinha. Estou agora numa relação estável, e queria deixar de utilizar o preservativo. Devo ter algum cuidado especial? Tenho risco de na primeira relação sem barreira ficar com uma infecção ou alergia?
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma a estinette sem falhas ou esquecimentos está protegida de uma gravidez e não tem riscos de alergia ou infecção... não fica é protegidas das doenças sexuais... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.