Período fértil e pilula anticoncepcional

A mulher que usa a pilula anticoncepcional para prevenir a gravidez indesejada, desde que a use corretamente, está protegida e não corre risco de engravidar. Ao usar a pilula, através das suas hormonas ou hormonios sintéticos, os valores hormonais no sangue estão constantemente elevados o que não permite que ocorra a ovulação e período fértil.


O período fértil é uma fase no ciclo, fase intermédia, onde ocorrem as condições ideais no corpo da mulher para ocorrer a fecundação e engravidar. As alterações que ocorrem no corpo da mulher ocorrem devido às alterações hormonais, a oscilação dos valores hormonais permitirá que ocorram alterações físicas de forma a ocorrer a libertação do óvulo (ovulação), preparação do útero (nidação) e gravidez. Ao não haver variação hormonal não existe período fértil, no entanto a mulher pode ovular, menstruar ou até engravidar (ao usar um método contracetivo está protegida).


A pilula anticoncepcional é um método contracetivo indicado na prevenção da gravidez, a mulher está protegida de uma gravidez se a tomar corretamente, sem atrasos ou esquecimentos maiores de 12 horas, sem vomitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma da pilula ou se não tomar medicamentos que interfiram.

Fontes bibliográficas