Efeitos colaterais do anticoncepcional microvlar®

O anticoncepcional microvlar® é uma pilula combinada composta por dois tipos de hormonios sintéticos o levonorgestrel e o etinilestradiol, e está indicada na prevenção da gravidez indesejada.

O anticoncepcional microvlar® pode causar alguns efeitos colaterais, sendo mais comum surgirem nos primeiros 3 a 4 meses de uso. Nos primeiros meses de uso o nosso corpo está se adaptando e podemos notar alguns efeitos colaterais nesta fase, os mais comuns são:
  • aumento da mama
  • menstruações irregulares
  • ausência de menstruação
  • inchaço da barriga
  • náuseas
Apesar de serem estes os mais comuns na fase de adaptação, podem surgir outros, pois cada mulher reage de maneira diferente. O efeitos colaterais possíveis da microvlar® são:

Efeitos colaterais do anticoncepcional microvlar® - muito comum: > 10% - enxaqueca e sangramento de escape (spotting).

Efeitos colaterais do anticoncepcional microvlar® - comum: > 1% e < 10% - vaginite (candidíase), alterações de humor, alterações de libido, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, dor, sensibilidade, aumento, secreção das mamas, alteração do fluxo menstrual, falta de menstruação e alterações de peso.

Efeitos colaterais do anticoncepcional microvlar® - incomum: > 0,1% e < 1% - alterações de apetite, cólicas abdominais, inchaço de barriga, erupções cutâneas, manchas na pele, hirsutismo, queda de cabelo e aumento da pressão arterial.

Efeitos colaterais do anticoncepcional microvlar® - raro: > 0,01% e < 0,1% - intolerância à glicose e às lentes de contato.

Efeitos colaterais do anticoncepcional microvlar® - muito raro: < 0,01% - trombose.

Se apresentar alguns destes sintomas não interrompa o anticoncepcional sem falar com seu médico - saiba mais sobre interromper a pilula.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
carlosedgar.com