quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Espermatozoide - quantos dias sobrevive dentro da mulher?

Espermatozoide - quantos dias sobrevive dentro da mulher?

O tempo de vida dos espermatozoides, após ocorrer a ejaculação, depende do meio onde são depositados e das suas condições, ao ser colocado ao ar livre consegue sobreviver apenas alguns segundos, por outro lado depositado no interior de um preservativo pode sobreviver até 2 horas. No interior da vagina pode sobreviver até 3 dias (72 horas).

Ao sobreviver, em média, até 72 horas no interior da mulher aumenta as probabilidades de ocorrer a fecundação do óvulo, que apenas está disponível entre 12 a 24 horas para receber o espermatozoide. Torna-se por isso importante que o casal que tenta engravidar mantenha relações entre 3 a 4 vezes por semana. Este período de sobrevida pode ser a causa da infertilidade.

Risco de engravidar e a sobrevivência dos espermatozoides

A mulher que usa anticoncecionais não corre risco de engravidar, mas ao ter um esquecimento, diarreia ou vomito (sem reposição do comprimido expulso) ou usar medicamentos que interferem com a eficácia concetiva, se teve relações com ejaculação durante o coito, nos 3 dias antes destes incidentes tem riscos de gravidez, embora a probabilidade seja baixa, existe. Deve por isso tomar medidas de proteção adicional, seja o uso da pilula do dia seguinteabstinência ou um método barreira (preservativo).

Fontes bibliográficas
Partilhe

4 comentários:

  1. Dr. Quando a mulher está no período menstrual e logo depois de ter uma relação se ela for ao banheiro o espermatozóide vai embora ? É eliminado ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode não sair totalmente, o que quero dizer é que senão usar anticoncepcional pode engravidar mesmo que a relação ocorra durante a menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. A minha namorada estava no período fértil, e eu estava de cueca, calça jeans, e ela de calcinha e legue, não tivemos relações, eu apenas ejaculei na cueca e depois ela ficou com aqueles movimento de fricção em cima de mim,e continuamos de roupa, será que os espermatozóides podem ter atravessado a roupa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é possível, podem ficar descansados, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.