quinta-feira, março 05, 2015

Micronor® (noretisterona 0,35 mg)

Micronor® (noretisterona 0,35 mg)

Micronor® é um medicamento indicado na prevenção da gravidez indesejada, cada comprimido de micronor® tem cerca de 0,35 mg noretisterona. Outros excipientes dos comprimidos: amido pré-gelatinizado, estearato de magnésio e lactose.

Como tomar o anticoncepcional micronor®

O anticoncepcional micronor® deve ser tomado todos os dias, sensivelmente à mesma hora, após terminar uma cartela deve logo iniciar a seguinte, sem pausar.

Efeitos adversos do anticoncepcional micronor®

Mais comuns: sangramentos uterinos fora do ciclo menstrual
Comuns: tonturas, dores de cabeça, náusea, vômito, ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço e alterações no peso
Raros: alterações do humor, depressão, nervosismo, acne, hirsutismo e secreção genital

Interações medicamentosas com micronor®

O efeito do anticoncepcional micronor® pode ser reduzido com o uso concomitante de:
  • erva de São João (Hypericum perforatum)
  • antiepilépticos (carbamazepina e fenitoína)
  • bosentana
  • barbitúricos
  • rifampicina
  • rifabutina
  • griseofulvina
  • inbidores de protease do HIV (nelfinavir e ritonavir)
  • nevirapina

Esquecimento do anticoncepcional micronor®

Se teve esquecimento ou atraso na toma do comprimido de mais de 3 horas, em relação à hora habitual, deve tomar o comprimido assim que se aperceba (mesmo que tome dois juntos), manter os seguintes na hora habitual e se proteger com preservativo ou evitar as relações nas 48 horas seguintes.

Vômitos e diarreia e o anticoncepcional micronor®

Se ocorrem vômitos ou diarreia nas 2 horas seguintes à toma do comprimido a eficácia pode estar comprometida, devemos manter o anticoncepcional e nos proteger-mos nas 48 horas seguintes com preservativo.

Fontes bibliográficas
janssen.com.br
infarmed.pt
Partilhe

4 comentários:

  1. Olá!! Estou realmente assustada, estive a ler ainda agora um artigo na pagina de notícias online da tvi onde relatavam um caso de morte de uma jovem sem antecedentes de trombose ou enfartes, a qual sofreu uma embolia pulmonar subitamente e faleceu. Esta jovem era de Évora, não fumava, era dançarina e tinha uma vida normal, segundo os exames nao tinha nenhuma contra-indicaçao para nao tomar a pílula, a Yasmin que foi receitada pela sua medica.. Tal como a maior parte de nós usuárias de pilulas de 3ª e 4ª geração.. Eu tomo actualmente a yasminelle, que me custa cerca de 10€ mensais. Obviamente que antes de tomar li atentamente a bula e também me assustei bastante mas pensei que aqueles efeitos secundários só ocorressem a quem tem comportamentos chamados de "risco" como estão lá descriminados... Tenho bastante receio de servir de cobaia de mim mesma para saber se o medicamento me vai trazer complicações ou não... A minha questão é a seguinte, yasmin/ yasminelle ou yaz, são realmente mais propícias a esta tipo de complicações? É bastante assustador pensar que somos pessoas saudáveis e por tentar-mos evitar uma gravidez estamos a sujeitar-nos a grandes problemas ou mesmo por fim à nossa vida... Que contraceptivos não hormonais existem? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não se assuste com a noticia, realmente as mulheres que fazem os anticoncepcionais hormonais combinados (com estrogénios) tem mais risco de trombose, mas deve mos aguardar pelas acção das autoridades se for mesmo verdade será retirado do mercado, para já opte por um estilo de vida mais saudável para contrariar esse risco... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá! Estou com um pouco de tosse e expectoração o que recomenda para estes sintomas? Tomei griponal e fiquei bem da gripe mas a expectoração ficou... Como sou asmática fico com uma ligeira "pieira" se puder chamar assim quando respiro fundo, deve-se à expectoração?
    Obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a sua medicação e beber muito liquidos, depois desse quadro pode realmente ter muita expectoração... a pieira deve ser avaliar, se mantiver fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.