Desenvolvimento do bebê

O desenvolvimento do bebê deve ser acompanhado pelos pais, profissionais de saúde, professores e educadores, este acompanhamento garante que a criança tem um bom desenvolvimento, são detectadas alterações precoces, é monitorizada a sua evolução e não corre riscos.

O desenvolvimento do bebê é muito variável e cada criança tem o seu ritmo na aquisição de novas competências. O que sabemos é que um bebê estimulado e com bom desenvolvimento ponderal, cognitivo, psicomotor, emocional e social mais facilmente ganha as competências da etapa seguinte no seu desenvolvimento.

Os pais podem contribuir para que o bebê tenha um óptimo desenvolvimento, podendo proporcionar à criança muitas experiências e oportunidades de aprendizagem, assim se o seu bebê tiver até 4 meses pode estimular a sua visão, a audição e a fala. Nesta idade o bebê gosta de receber carinho, afeto, atenção, ouvir musica e tem curiosidade por objetos de cores fortes. Apesar de a sua visão ainda ter algumas limitações os pais podem cantar para o bebê, brincar com as expressões faciais, ouvir musica, fazer massagens, dançar e embalar o bebê (sempre segurando bem a cabeça).

O bebê entre os 4 e os 8 meses já tem maior interacção com o mundo que o rodeia, coloca os objectos na boca, gosta cada vez mais de brincadeiras e tem cada vez mais admiração pelos meios audiovisuais. Os pais nesta etapa devem promover um ambiente seguro, só permitindo brinquedos com peças grandes (deve evitar os brinquedos com peças menores que 3 cm) e laváveis, devem promover brincadeiras como caretas, mostrar objectos e escondê-los de repente, a televisão e outros meios audiovisuais podem ser usados se o bebê estiver a distância e não ficar abandonado em frente da tela. É muito importante a interacção os membros da família. O bebê deve ser estimulado a gatinhar, gosta de brincar de avião e cócegas. 

O bebê entre os 8 e 12 meses entra numa fase durante a qual deve ser estimulado o seu desenvolvimento motor, pois é nesta fase que normalmente dá os primeiros passos. O bebê gosta de imitar sons de animais, brincar com peças de encaixe e deve ser estimulado a comer alguns alimentos sozinho, à mesa.

O bebê entre os 12 e 18 meses gosta de folhear os livros e fazer rabiscos no papel. Os pais devem estimular a criatividade da criança, para a preparar para a próxima etapa, a do mundo da fantasia.

O bebê aos 2 anos entram no mundo faz de conta, brincando com bonecas, jogando à bola, brincam com os instrumentos musicais mais rudimentares e iniciam a exploração do mundo exterior.

Como avaliar se o bebê está com um bom desenvolvimento

O nosso médico usa diversas ferramentas para avaliar o desenvolvimento e evolução do nosso menino a escala de Mary Scheridan (Escala de Avaliação do Desenvolvimento de Mary Sheridan) é uma das ferramentas. Através desta escala os profissionais de saúde conseguem avaliar o desenvolvimento do bebê nas seguintes dimensões: postura e motricidade global, visão e motricidade fina, audição e linguagem, comportamento e adaptação social. Se lembre que cada criança tem o seu ritmo.

Fontes bibliográficas
dgs.pt