segunda-feira, abril 20, 2015

Método de Yuzpe

Método de Yuzpe

Nos anos 70 o médico canadiano Albert Yuzpe desenvolveu alguns estudos onde conseguir desenvolver um método contracetivo de emergência.


Dr Albert Yuzpe
Dr Albert Yuzpe
O Método de Yuzpe consiste no uso das pilulas regularmente usadas como contracetivos de emergência, as pilulas indicadas têm em comum a presença do hormonio levonorgestrel.

O Método de Yuzpe revela que podem ser usadas dois ripos de pilulas com as seguintes dosagens ou composição hormonal:

Como tomar as pilulas através do Método de Yuzpe

A dosagem indicada para as pilulas com 50 µg de etinilestradiol + 250 µg de levonorgestrel, são 2 pilulas nas 72 horas após a relação e mais 2 pilulas 12 horas depois.

A dosagem indicada para as pilulas com 30 µg de etinilestradiol + 150 µg de levonorgestrel são 4 pilulas nas 72 horas após a relação e mais 4 pilulas 12 horas depois.

Nomes e pilulas que pode usar no Método de Yuzpe

Com a dosagem de 50 µg de etinilestradiol + 250 µg de levonorgestrel - neovlar® e evanor®.

Com a dosagem de 30 µg de etinilestradiol + 150 µg de levonorgestrel - nordette®, microgynon®, gestrelan®, microvlar® e ciclo21®.

O Método de Yuzpe é considerado um método de recurso, apesar de ser mais económico e de mais fácil acesso a mulher tem que ter em conta que o risco de ter efeitos colaterais é muito superior, alguns efeitos colaterais que pode notar: náuseas, vômitos, diarreia, dores de barriga, alterações do peso, retenção de liquidos, dores de cabeça, enxaquecas, alterações na libido, alterações menstruais, dores nas mamas, aumento do volume das mamas, alterações do humor, corrimento vaginal e candidiase.

Fontes bibliográficas
oninfertileground.com (foto)
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.