O anticoncepcional yasmin® e o risco de embolias e tromboses

O anticoncepcional yasmin® é um contracetivo indicado na prevenção da gravidez indesejada. Os estudos revelam que é um anticoncepcional com acção drenante, especialmente nos primeiros 6 meses de tratamento e com alguma acção anti androgénica, por ter em sua composição a drospirenona.


Tratamento com yasmin®

Muito se tem falado nos risco de trombose e morte que os anticoncepcionais combinados com drospirenona acarretam, mas haverá mesmo esse risco? Devemos todos parar de usar as pilulas com drospirenona? vamos mudar de yasmin® para que pilula?

Risco de TEV (tromboembolismo venoso) com yasmin®

A verdade é que as pilulas da família yasmin® (pilulas com drospirenona) tem um risco aumentado de tromboembolismo venoso, especialmente no primeiro ano de utilização, após uma pausa de 4 ou mais semanas, quando a mulher tem mais idade, sofre de enxaquecas, tem tensão alta, é obesa, tem colesterol elevado ou fuma. Os estudos revelam que o risco de tromboembolismo venoso, com yasmin®, é 1,5 a 2 vezes maior comparando com os contracetivos orais combinados, contendo levonorgestrel, o risco com yasmin® é semelhante ao risco tromboembolico de outras pilulas combinadas contendo desogestrel ou gestodeno.

Fontes bibliográficas