Produtos de limpeza do intestino para colonoscopia

Os produtos de limpeza do intestino devem ser usados para limpar o intestino e garantir que o médico vai encontrar o canal intestinal limpo e consiga observar durante a realização da colonoscopia.

Os produtos mais usados em Portugal são o klean-prep®, moviprep®, citra-flett® ou pico-pre® e endofalk®.

Klean-prepp®

Exame de manhã: inicie a toma após o almoço do dia anterior ao exame, deve beber 3 a 4 litros do preparado na véspera e o restante no dia seguinte de manhã.

Exame de tarde: não jante, inicie a toma ao lanche, 16 horas, beba 3 litros do preparado na véspera e o restante no dia seguinte de manhã.

Moviprep®

Exame de manhã: 1 saqueta A e B num litro de água (beber em 1 hora), seguido de 1 litro de água, chá ou sumo transparente. 2ª saqueta A e B em 1 litro de água (beber em 1 hora), seguido de 1 litro de água, chá ou sumo transparente.

Exame de tarde: à noite 1 saqueta A e B num litro de água (beber em 1 hora), seguido de 1 litro de água, chá ou sumo transparente. Até às 9 horas 2ª saqueta A e B num litro de água (beber em 1 hora), seguido de 1 litro de água, chá ou sumo transparente.

Citra-fleet®ou Pico-prep®

Exame de manhã: às 15 horas dissolva 1 saqueta num copo de água e de seguida beba 2 litros de água ou chá (OBRIGATÓRIO), Às 20 horas prepare a 2ª saqueta e beba mais 2 litros de água ou chá.

Exame de tarde: às 20 horas beba a 1ª saqueta + 2 litros de água ou chá, de manhã, até às 9 horas, beba a 2ª saqueta + 2 litros de água ou chá.

Endofalk®

Exame de manhã: inicie às 18 horas, tome 5 comprimidos de Dulcolax®, 1 hora depois inicie a preparação, coloque duas saquetas num litro de água, beba 3 litros da solução.

Exame de tarde: deve tomar metade da preparação à noite e a outra metade de manhã, até às 9 horas.

Antes e após a preparação pode beber chá açucarado (excepto se for diabético ou se o exame for com anestesia).

Fontes bibliográficas