Como preparar a mamadeira

A mamadeira é usada para dar ao bebê leite, água, sumos ou outras refeições mais liquidas. Como é muito prática o nosso bebê pega facilmente e depressa se alimenta. Embora seja muito prática a mamadeira deve ser bem usada para se manter limpa, sem resíduos ou restos de alimentos e não ser foco de problemas gastrointestinais para o nosso bebê.

A mamadeira, inicialmente, é mais usada para dar leite materno, quando a mãe não tem possibilidade de dar a mama (como extrair e conservar o leite materno), ou o leite artificial.

Ao comprar uma mamadeira e suas tetinas, antes de usar os pais devem lavar com água corrente e ferver durante 5 minutos todos os objectos da mamadeira. Para ferver os pais devem cobrir com água e deixar a água fervendo durante 5 minutos.

Depois de cada refeição os pais devem lavar a mamadeira com água corrente, 20° graus, lavar com água quente (30° graus) e detergente, podem usar escova para lavar o interior da mamadeira e passar novamente por água corrente durante 20 segundos.
Um vez por dia devem ferver a mamadeira, em água, durante 5 minutos.

Este cuidados ajudam a diminuir o risco de problemas intestinais no nosso bebê. Os pais podem também lavar a mamadeira na máquina de lavar loiça, basta separar todas as peças e colocá-las na prateleira dos talheres. As tetinas e outras peças de silicone devem ser substituídas sempre que não vedarem bem ou estiver com ruturas.

Fontes bibliográficas