Diane 35® ou yasmin®?

A escolha de uma pilula hormonal deve ser individualizada e adaptada a cada mulher, pois para cada mulher o médico pode estabelecer objetivos diferentes, por isso é que existem tantos tipos de pilulas contracetivas. Quando sua amiga lhe sugere mudar para o seu anticoncepcional, isso é agradável de ouvir, pois se ela gosta e lhe sugere a mudança é sinal que só quer seu bem, mas a verdade é que você é muito diferente dela. Não é?

O que fazer então para escolher? Minha amiga não tem razão?

Todos nós devemos falar com nosso médico antes de iniciar, para que a escolha e adaptação seja acompanhada por ele, grande parte das mulheres que inicia uma pilula hormonal acaba por abandonar e achar que não se adaptou, pois muitas vezes não têm acompanhamento e paciência. Uma mulher pode demorar até 4 cartelas a se adaptar ao anticoncepcional, por isso é importante ser vigiada pelo médico. Não se esqueça que a falta de adaptação não quer dizer que não está protegida da gravidez.

Muita gente me pergunta se esta pilula é melhor que aquela ou se deve mudar de pilula. Hoje decidi responder a uma dessas questões para demonstrar porque não posso responder direto e objectivamente a este tipo de perguntas.

Dr, qual a melhor diane 35® ou yasmin®?


Ambas as pilulas são óptimas e ruins ao mesmo tempo. Porquê? Porque para umas mulheres podem ser fantásticas e para outras podem estar contra-indicadas, confiram estes exemplos:

Uma mulher que fuma (A pilula e o tabaco)
A mulher que fuma não deve usar anticoncepcionais hormonais, pois aumenta muito seu risco de tromboses. Nenhuma das pilulas está indicada.

Uma mulher com acne e pele oleosa (A pilula para o acne)
A mulher que tem muito acne e pele oleosa pode beneficiar da diane 35®, mas como tem grande dosagem hormonal, deve ser usada até 6 a 9 meses somente para tratar a pele e depois pode mudar para outra. 
Mas se a mulher não se adaptar pode ponderar manter a diane 35® apesar dos riscos, se seu médico conferir que os benefícios são maiores que os riscos pode sugerir isso.

Uma mulher com varizes (A pilula para as varizes)
Um a mulher com varizes tem maior risco de tombose, nenhumas destas pilulas está indicada (Pilula e risco de trombose).

Uma mulher com muita retenção de líquidos
As mulheres com grande retenção de líquidos podem beneficiar das pilulas com drospirenona (yasmin®) pois os estudos revelam que na fase inicial até 6 meses ela pode causar menos retenção (efeito diurético).

Como podem ver só para estes dois tipos de pilula podemos ter tantas duvidas, dai a importância que tanto falo em serem seguidas e orientadas pelo vosso médico.

Fontes bibliográficas