Efeitos colaterais da pilula anticoncepcional yaz®

O anticoncepcional yaz® é uma pilula combinada composta por dois tipos de hormonios sintéticos a drospirenona e o etinilestradiol, e está indicada na prevenção da gravidez indesejada.

O anticoncepcional yaz® pode causar alguns efeitos colaterais, sendo mais comum surgirem nos primeiros 3 a 4 meses de uso. Nos primeiros meses de uso o nosso corpo está se adaptando e podemos notar alguns efeitos colaterais nesta fase, os mais comuns são:

Apesar de serem estes os mais comuns na de adaptação, podem surgir outros, pois cada mulher reage de maneira diferente. O efeitos colaterais possíveis da yaz® são:

Frequentes (+1 mulher/100, - 1 mulher/10) - humor depressivo, dor de cabeça, enxaqueca, náuseas, perturbações menstruais, hemorragia intermenstrual, dor mamária, leucorreia e monilíase vaginal.

Pouco frequentes (+ 1 mulher /1.000, - 1 mulher/100) - hipertensão, hipotensão, vómitos, diarreia, acne, eczema, prurido, queda de cabelo, aumento de volume da mama, alterações na líbido, vaginite, retenção de fluidos e alterações de peso corporal.

Raras (+1 mulher/10.000, - 1 mulher/1.000) - hipersensibilidade, asma, tromboembolismo, secreção mamária e eritema nodoso.

Se apresentar alguns destes sintomas não interrompa o anticoncepcional yaz® sem falar com seu médico - saiba mais sobre interromper a pilula. Se lembre que se colar as cartelas, comprimidos com hormonios, tem maior risco de notar efeitos colaterais.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt