quinta-feira, maio 21, 2015

Vacina da meningite B, bexsero®, sim, não ou talvez?

Vacina da meningite B, bexsero®, sim, não ou talvez?

A bexsero® é uma vacina usada na prevenção das doenças meningocócicas causadas pelo Menigococos tipo B (MenB), esta vacina està indicada para os bebés, crianças e jovens, podendo também ser sugeridas aos indivíduos adultos.

Comparticipação da bexsero®

A vacina bexsero® não é comparticipada tendo um preço de 98 euros, se uma criança precisa de 2, 3 ou 4 inoculações (doses de vacinas), o preço facilmente duplica, triplica ou quadruplica. 
  • 2 a 5 meses: 3 doses + 1 reforço - 392 euros
  • 6 a 11 meses: 2 doses + 1 reforço - 294 euros
  • 12 a 23 meses: 2 doses + 1 reforço - 294 euros
  • 2 a 10 anos: 2 doses - 196 euros
  • A partir dos 11 anos, inclusive adultos: 2 doses - 196 euros

O preço é a principal barreira para que os pais vacinem os seus filhos. Sempre que surge um vacina nova, a pergunta que os pais podem fazer é:

Devo dar a vacina bexsero® ao meu filho?

A Sociedade Portuguesa de Pediatria sugere que as crianças sejam vacinadas com a vacina bexsero®, mas os pais podem sempre analisar o custo/beneficio.

Todas as vacinas têm os seus benefícios, protegem de doenças e tornam o sistema imunitário da criança mais resistente a infecções e certas doenças, com a vacina bexsero® passasse o mesmo, apesar de ser nova no mercado, já foi confirmada a sua segurança clínica.

Os pais podem perguntar se este tipo de doença é comum, a verdade é que a sua incidência no ano de 2011 foi de 0,58 casos por cada 100 mil habitantes, ocorrendo em 5% dos casos sequelas da infecção bateriana, como surdez, alterações neurológicas e amputações. Estes números caracterizam a doença como sendo rara, a sua incidência é maior nas crianças até ao 1 ano de idade.

Sugiro sempre que as crianças façam as vacinas e cumpram o plano de vacinação, mas neste caso, dada a raridade dos casos, os pais que podem e conseguem ter uma folga orçamental devem optar por dar aos seus filhos a vacina bexsero®, os restantes com maiores dificuldade financeiras podem aguardar para ver se é introduzida no plano e assumir a sua escolha.
Vacina da meningite B, bexsero®
Vacina da meningite B, bexsero®
A vacina bexsero® pode ser administrada com as outras vacinas do plano de vacinação.

Fontes bibliográficas
dgs.pt
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.