sábado, junho 20, 2015

Endometrite

Endometrite

O endométrio é um tecido que reveste as paredes internas do útero, ao longo do ciclo menstrual sofre algumas alterações para facilitar a nidação ou descamar (resultando a menstruação).

O endométrio pode sofrer algumas alterações devido infecções pélvicas, doenças sexualmente transmissíveis, após um parto, um aborto, cirurgias uterinas ou após uma curretagem do útero. O endométrio pode sofrer agressões, nestas fases, podendo inflamar. Quando o endométrio inflama de uma forma recorrente dizemos que a mulher sofre de endometrite. 

A endometrite é uma inflamação cronica do endométrio que pode causar infertilidade, abortos espontâneos, dificuldades na nidação do embrião e partos prematuros.

Após um parto a mulher pode apresentar um quadro de endometrite aguda.

Sintomas de endometrite

Os sintomas mais comuns da endometrite são: febre, dores pélvicas, sangramento vaginal, corrimento com odor branco ou amarelo, obstipação, aumento do abdómen, mal estar, dores nas relações sexuais ou dor durante a menstruação.

Diagnóstico da endometrite

O diagnostico de endometrite pode ser feito com ajuda de analises ao sangue, ultrassom ou ecografia, biopsia, laparoscopia e cultura das batérias.

Tratamento da endometrite

A endometrite pode ser tratada com recurso a antibióticos, curretagem e cirurgia. Fale com seu médico.

Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com/endometriose
procuromaissaude.com/adenomiose
Partilhe

10 comentários:

  1. Olá! Posso tirar uma duvida? Ás vezes eu sinto dores durante as relações, mas depende do parceiro. Eu sempre sentia dor com um menino com que eu ficava há alguns anos atrás, mas se ele não ia tão fundo, ocorria tranquilamente. Eu senti a mesma dor com outros 2 rapazes, também avantajados, eu sentia como se eles estivessem cutucando o meu útero. Já com rapazes não tão avantajados, eu não sentia essa dor. Porém, eu sempre tive uma certa dificuldade em ficar excitada, muitas vezes acabei transando pq eu já havia começado as preliminares, mas sozinha eu sempre me dei bem e nunca tive problemas, nunca senti dor sozinha também. Ah, e quando eles usavam apenas as mãos nas preliminares também não doía. Porém, com um desses 3, ao me estimular durante a transa, a dor sumia, eu conseguia sentir prazer e ele podia ir fundo e rápido. Quando eu parei de me estimular e ele continuou, a dor voltou e eu pedi pra ele parar. E tipo, nenhum dos meus parceiros nunca demonstraram qualquer sintoma de dst durante todos esses anos (praticamente 5 anos desde que eu senti as dores pela primeira vez) e o meu único problema é essa dor. É possível que isso aconteça pela falta de libido, ou eu tenho alguma dst mesmo assim, ou é um problema como Endometrite, ou é um problema emocional, entre outros? Se puder me ajudar, eu agradeço muito! E desculpa pelo texto tão grande. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que possa ser causado pela tensão e seu medo, pois quando está mais excitada não sente dor... eu acho que deve trabalhar bem os preliminares e se mantiver essa dor, deve falar com seu médico... se apresentar corrimento marrom com ou sem odor fale com seu médico... pode também experimentar o uso de um lubrificante, para diminuir a fricção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Ola boa noite!! Podia me esclarecer se pessoas fumantes ou hipertensas podem usar o diu hormonal? Por ser mais fraco que a pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem pois tem menor dosagem hormonal e ausência de estrogénios... deve falar com seu médico... pensar em deixar de fumar e ter dieta com menos sal... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Ok! Mas o que poderia ser tiver o corrimento marrom? Esse corrimento seria aquela "borra de café" que vem antes e/ou depois da menstruação? Ou seria um corrimento comum e só muda a cor? Há uns anos atrás, eu tomei Diane 35 e ela me fez muito mal já nos primeiros comprimidos, então eu desisti de tomar. Uns meses depois disso, mesmo sem estar tomando a pílula, veio essa borrinha de café semelhante a menstruação por uns dias, estranhei bastante pq eu achava que eu ia menstruar e só umas semanas mais adiante eu menstruei. Depois dessa vez, nunca mais tive isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser sangramento por ferida ou trauma interno ou até uma infecção... se notar odor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Posso tirar uma duvida que não tem a ver com essa doença? Eu não consigo mais sentir desejo sexual pelos meus parceiros, mas sozinha eu sempre sinto, sempre tenho orgasmos, sou normal. Antes de eu perder a virgindade, eu sentia desejo por outras pessoas, pq isso mudou depois? É possível que eu tenha criado um bloqueio por não ter gostado? Ás vezes, quando eu abraço um amigo por muito tempo ou um amigo me levanta de brincadeira, por exemplo, e eu perco o medo ou vem alguma imagem relacionada a sexo na minha mente, é como se acionasse um botãozinho na minha mente e a vontade surge repentinamente e ela e quase que incontrolável. Só que isso não acontece sempre, é muito raro. O que eu posso fazer pra voltar ao normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que tem mesmo um bloqueio, e que ao se envolver e trabalhar mais o clima acaba por esquecer e ultrapassar esse bloqueio, me parece que é isso que tem que fazer, ter calma e antes de fazer trabalhar bem o desejo e a vontade com os preliminares e o clima... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Feridas no colo do útero podem ser localizadas com um ultrassom normal, ou com um ultrassom transvaginal, ou de alguma outra maneira? Em exames de sangue normais, existe a possibilidade de saber se a pessoa tem algo de anormal acontecendo no corpo dela ou só um fazendo um específico mesmo? Eu nunca fiz nenhum exame pra saber se tenho alguma dst desde que me tornei sexualmente ativa, estou pensando em fazer e tô um pouco nervosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a ferida pode ser vista com o ultrassom; deve fazer exame ginecológico em consulta, não pode fugir a isso... mesmo que tenha medo ou vergonha... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.