domingo, junho 14, 2015

Exercícios de Kegel

Exercícios de Kegel

O ginecologista Arnold Kegel desenvolveu alguns exercícios para fortalecer os músculos da bacia, que são responsáveis pelo funcionamento da bexiga, intestinos, útero, recto e vagina. 

Estes exercícios, chamados de exercicios de Kegel conseguem fortalecer os músculos e ajudar na recuperação da mulher e homem em situações de cirurgias, pós parto, incontinência urinaria, incontinência fecal, disfunção eréctil, vaginismo (contracção involuntária dos músculos vaginais o que causa dor e dificuldades durante a penetração), menopausa e melhoria da vida sexual (os músculos da vagina ficar mais tonificados e a mulher consegue contrai-los).

Os exercícios de Kegel também podem ser feitos durante a gravidez para prevenir a ocorrência de incontinência urinaria e melhorar a dilatação durante o parto. A grávida só deve fazer estes exercicios após aprovação de seu médico.

Como fazer os exercicios de Kegel

Os exercicios de Kegel podem ser feitos em qualquer posição, durante a relação sexual ou com ajuda das bolas chinesas.

Bolas chinesas
Bolas chinesas
Os exercicios de Kegel devem ser feitos com a bexiga vazia. O objetivo dos exercicios é fortalecer os músculos da bacia, como mostra na figura (pt.wikihow.com):


Para exercitar os músculos deve fazer o movimento semelhante ao que fazemos quando queremos interromper o jato de urina. Siga os seguintes passos:
  1. esvazie a bexiga
  2. contraia os músculos (como se tivesse a interromper o jato urinário)
  3. faça 10 contrações seguidas
  4. descanse breves momentos
  5. repita as contrações, pode fazer cerca de 10 series de 10 contrações

Pode aproveitar o acto sexual ou usar as bolas chinesas para exercitar os seus músculos. Nunca interrompa o seu jato de urina, pois aumenta o risco de infecções urinarias.

Fontes bibliográficas
pt.wikihow.com (foto)
Partilhe

2 comentários:

  1. Edgar, se possível, gostaria de sua ajuda para tomar Yaz. Fui ao médico, mas não entendi muito bem. Eu vou sempre iniciar uma cartela no mesmo dia da semana? Se hoje estou no vigésimo sétimo dia, devo iniciar na terça, correto? Penso que sempre vou iniciar na terça-feira, pois dia 21 de Abril, após a pausa, iniciei uma. Ela acabou no dia 14 de Maio(quinta-feira). Iniciei novamente no dia 19 de Maio(quinta-feira), ela terminou no dia 11 de Junho(quinta) e pelos meus cálculos devo iniciá-la Terça(16 de Junho). Estou correta? Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sua cartela tem 24 comprimidos certo? Nesse caso de iniciar numa terça feira, vai terminar a cartela numa quinta (24 dias a tomar) e retoma depois de 4 dias de pausa - retoma no 5º dia ou seja numa terça feira... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.