quinta-feira, junho 18, 2015

Levonelle® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)

Levonelle® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)

O ANTICONCEPCIONAL DE EMERGÊNCIA LEVONELLE® É EQUIVALENTE À POSTINOR®, NALGUNS PAÍSES A POSTINOR® TEM ESTE NOME COMERCIAL.

O anticoncecional levonelle® é um contracetivo de emergência composto por 1500 microgramas de levonorgestrel (hormona sintética) que é utilizado na prevenção da gravidez em situações de falha do método contracetivo habitual ou relação sexual desprotegida.

Levonelle® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)
Levonelle® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)
Como atua a levonelle®

A pilula do dia seguinte levonelle® inibe a libertação do óvulo, impede a sua fertilização pelos espermatozoides e a sua implantação no endométrio. A pilula levonelle® tem uma eficácia de 84% se for tomada até aos 3 dia após o contato sexual (72 horas). A eficácia de levonelle® aumenta se for tomada até às 12 horas após o contato sexual.

Como tomar levonelle®

A pilula levonelle® deve ser tomada no máximo até 72 horas após o contacto sexual desprotegido, idealmente quanto mais cedo for tomada maior são as hipóteses de prevenir a gravidez, (menos de 12 horas).

A toma de levonelle® não tem ação em relações sexuais seguintes à toma, a mulher terá que se proteger novamente. A toma de levonelle® deve ser esporádica, a mulher deve optar por métodos contracetivos.

Levonelle® e os outros medicamentos

Medicamentos que alteram a eficácia da pilula de emergência levonelle®: primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, modafinil, rifampicina, ritonavir, nelfinavir, nevirapina, efavirenz, ampicilina, tetraciclinas, griseofulvina, rifabutina, ciclosporina, lamotrigina, bosentano e hipericão.

Efeitos secundários ou adversos de levonelle®

Efeitos secundários ou adversos muito frequentes de levonelle®: náuseas, hemorragias irregulares, cansaço, dores de cabeça e dor na região inferior do abdómen.

Efeitos secundários ou adversos frequentes de levonelle®: vómitos, alterações na menstruação, seios doridos, tonturas e diarreia.

Efeitos secundários ou adversos muito raros de levonelle®: urticária, prurido ou coceira e inchaço ou edema da face.

Fontes bibliográficas
euroclinix.com.pt/levonelle
Partilhe

8 comentários:

  1. Uso o Iumi a quase um ano. No início da cartela, tive enxaqueca e tomei um comprimido de Naramig 2,5mg. Esse comprimido corta o efeito do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta mantenha sua pílula e as melhoras... se precisar ando por aqui... fale com seu médico se mantiver as dores... :)

      Eliminar
  2. Olá, Edgar! Tive sangramento na pausa da segunda cartela, o sangramento foi intenso, durou 5 dias, porém temo que tenha sido nidação. O que você acha? Tive relações apenas no quinto comprimido da segunda cartela. Além disso, hoje(já estou na terceira cartela) liberei algo estranho, era comprido e branco. O que pode ser? Efeito colateral do anticoncepcional? O uso de anticoncepcional pode aumentar a produção de muco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece ser efeito do anticoncepcional, se o tem tomado todos os dias e sem falhas não tem risco de gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Usei pílula do dia seguinte porque a camisinha arrebentou, estou a sentir umas dores abdominais e estou mt em baixo, é normal a pessoa ficar assim dps da toma do remédio. Pode prejudicar a minha saúde para alem da alteração mestrual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem surgir essas alterações, que pode ser um efeito adverso da pílula, deve pensar em usar uma anticoncepcional regular, pois a pílula do dia seguinte pode aumentar o risco de ter tromboses, se for usada regularmente, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola,tomo o moliere 20 e eu queria saber durante o intervalo dos 4 dias estou protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, desde que tome a cartela certinha e sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.