Levonelle® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)

O ANTICONCEPCIONAL DE EMERGÊNCIA LEVONELLE® É EQUIVALENTE À POSTINOR®, NALGUNS PAÍSES A POSTINOR® TEM ESTE NOME COMERCIAL.

O anticoncecional levonelle® é um contracetivo de emergência composto por 1500 microgramas de levonorgestrel (hormona sintética) que é utilizado na prevenção da gravidez em situações de falha do método contracetivo habitual ou relação sexual desprotegida.

Levonelle® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)
Levonelle® 1500 microgramas (Levonorgestrel 1500)
Como atua a levonelle®

A pilula do dia seguinte levonelle® inibe a libertação do óvulo, impede a sua fertilização pelos espermatozoides e a sua implantação no endométrio. A pilula levonelle® tem uma eficácia de 84% se for tomada até aos 3 dia após o contato sexual (72 horas). A eficácia de levonelle® aumenta se for tomada até às 12 horas após o contato sexual.

Como tomar levonelle®

A pilula levonelle® deve ser tomada no máximo até 72 horas após o contacto sexual desprotegido, idealmente quanto mais cedo for tomada maior são as hipóteses de prevenir a gravidez, (menos de 12 horas).

A toma de levonelle® não tem ação em relações sexuais seguintes à toma, a mulher terá que se proteger novamente. A toma de levonelle® deve ser esporádica, a mulher deve optar por métodos contracetivos.

Levonelle® e os outros medicamentos

Medicamentos que alteram a eficácia da pilula de emergência levonelle®: primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, modafinil, rifampicina, ritonavir, nelfinavir, nevirapina, efavirenz, ampicilina, tetraciclinas, griseofulvina, rifabutina, ciclosporina, lamotrigina, bosentano e hipericão.

Efeitos secundários ou adversos de levonelle®

Efeitos secundários ou adversos muito frequentes de levonelle®: náuseas, hemorragias irregulares, cansaço, dores de cabeça e dor na região inferior do abdómen.

Efeitos secundários ou adversos frequentes de levonelle®: vómitos, alterações na menstruação, seios doridos, tonturas e diarreia.

Efeitos secundários ou adversos muito raros de levonelle®: urticária, prurido ou coceira e inchaço ou edema da face.

Fontes bibliográficas
euroclinix.com.pt/levonelle