terça-feira, junho 30, 2015

Quantas vezes posso usar a pílula de emergência ou pílula do dia seguinte?

Quantas vezes posso usar a pílula de emergência ou pílula do dia seguinte?

A pílula emergencial ou pílula do dia seguinte está disponível no mercado em diferentes versões, umas marcas têm dois comprimidos outras um só comprimido, o importante é que a mulher cumpra o esquema indicado no espaço das 72 horas após a relação, os 3 dias.


Pílulas emergenciais
Pílulas emergenciais
Embora a pílula emergencial possa ser feita nesse espaço de tempo, a sua eficácia aumenta se for feita o mais cedo possível, após a relação desprotegida. A pílula emergencial deve ser usado esporadicamente quando o nosso método anticoncepcional falha ou temos risco de gravidez.

A pílula emergencial não deve ser feita regularmente, pois tem grande dosagem hormonal e isso pode contribuir para a mulher ter grandes alterações no seu ciclo menstrual, notar efeitos adversos e ter riscos de complicações como o tromboembolismo venoso (tromboses).

Mas afinal quantas vezes a mulher pode fazer a pílula emergencial?

Não existe um número indicado de vezes, o que posso dizer é que a mulher deve mesmo evitar o seu uso, deve ser o ultimo recurso, só deve usar quando ocorre a falha do método contracetivo. Quantas vezes deve usar a pílula do dia seguinte? Nenhuma, pois deve preferir um anticoncepcional regular adaptado a si, para se proteger, seu corpo se adaptar e evitar os esquecimento. Fale com seu médico.
Pílulas emergenciais
Pílulas emergenciais
Fontes bibliográficas
Partilhe

10 comentários:

  1. Boa tarde! Comecei a tomar a pilula iumi dia 03/06, numa quarta feira. Na quinta ou na sexta, eu esqueci de tomar a pilula no horário e tomei assim que me lembrei, mas acho que deu 12hrs de atraso. No dia 13/06, um sábado, tive relação desprotegida e não fiz uso da pilula do dia seguinte. Sexta feira agora, dia 26/06, eu tomei o ultimo comprimido da cartela, e hoje é meu ultimo dia de pausa. Nessa madrugada, eu percebi que houve um "sinal" de menstruação.. Um borrão, bem escuro, que me lembra o final da minha menstruação, em pouquíssima quantidade.
    Gostaria de saber se isso é normal, pois estou acostumada a sangrar muito durante uns 5 dias, e agora to assustada rs..
    Devo iniciar a nova cartela do iumi amanha normalmente?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal com a pílula nossa menstruação pode ficar mais escura e vir menos... deve manter a iumi, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa tarde! começo por lhe dar os parabens pelas materias; excelentes e esclarecedoras.

    ResponderEliminar
  3. Tomo a pilula Daylette a cerca de 4 meses; nunca me esqueci de nenhuma; mas vario a hora de toma entre 2 a 3 horas mais cedo ou mais tarde; mas sem nunca passar as 12 horas! Tenho uma duvida que agradecia que me ajudasse a esclarecer.
    ha dois meses que nao tenho a mestruaçao; isto talvez porque na ultima semana da cartela anterior (faltavam 2 dias para começar os placebos° o preservativo rasgou e eu passado 11 horas tomei a pilula do dia seguinte para ficar mais segura de uma possivel gravidez. Resultado p periodo nao veio; continuei a tomar a cartela seguinte e nesta ultima pausa (21;22;23;24)tambem tive ausencia de periodo! ja estou a tomar outra cartela 7 dia; ja fiz varios teste de farmacia(4); mas todos dao negativo; ainda assim estou muito preocupada.Pode explicar-me o que se estara a passar? e ate que ponto os testes de farmacia sao fiaveis ? obrigada desde ja pela sua disponibilidade e amabilidade em meesclarecer estas duvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que a causa foi a pílula do dia seguinte, ao seu tomado alterou sua menstruação..... pode confiar nos testes, mantenha sua pílula... desde que a tome corretamente está protegida... ;) boa sorte...

      Eliminar
  4. Como estou no estrangeiro ainda nao tive a possibilidade de consultar um especialista; nao tenho praticamente tempo e as burocracias aqui sao muitas; em casos urgentes nao e facil. Isto deixa me ainda mais insegura numa situaçao destas. ja telefonei para duas cidades proximas e nenhuma das genecologistas aceita ser minha medica dizem que ja teem muita gente e nao aceitam mais ninguem; penso que em ultimo caso tenho que tentar ir as urgencias de um hospita. Assim para mim foi uma excelente descoberta este site; pelo menos posso partilhar as minhas duvidas e ter esperança que alguem me possa ajudar. Mais uma vez muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, espero que fique mais calma e posa ajudar, mas lembre-se que não posso substituir o médico... é só para ajudar.. ;) boa sorte..

      Eliminar
  5. Boa tarde,
    Gostaria de esclarecer que a Contraceção Oral de Emergência disponível em Portugal tem duas substancias ativas diferentes (Levonorgestrel ou Acetato de Ulitpristal) e qualquer uma tem apenas 1 comprimido, toma única!
    A Contraceção Oral de Emergência deve ser tomada o mais cedo possível após uma relação sexual não protegida ou em caso de falha do método contracetivo utilizado, o que pode acontecer a qualquer um.
    Ao contrário do Levonorgestrel cuja eficácia está altamente dependente da precocidade da toma (95% até às 24h; 85% até às 48h e apenas 58% até às 72h), o Acetato de Ulipristal (ellaOne) está indicado até às 120horas e a taxa de eficácia é praticamente mantida ao longo das 120h (99,1% até às 24h, 98,7% até às 120h).
    A contraceção Oral de Emergência não substitui em caso algum um método regular de contraceção, mas acidentes podem acontecer a qualquer um e felizmente temos disponível na farmácia um contracetivo oral de emergência que nos pode ajudar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelo seu comentário... foi um grande complemento ao post... se quiser deixar mais alguma nota fique à vontade... um abraço... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.