Quantas vezes posso usar a pílula de emergência ou pílula do dia seguinte?

A pílula emergencial ou pílula do dia seguinte está disponível no mercado em diferentes versões, umas marcas têm dois comprimidos outras um só comprimido, o importante é que a mulher cumpra o esquema indicado no espaço das 72 horas após a relação, os 3 dias.


Pílulas emergenciais
Pílulas emergenciais
Embora a pílula emergencial possa ser feita nesse espaço de tempo, a sua eficácia aumenta se for feita o mais cedo possível, após a relação desprotegida. A pílula emergencial deve ser usado esporadicamente quando o nosso método anticoncepcional falha ou temos risco de gravidez.

A pílula emergencial não deve ser feita regularmente, pois tem grande dosagem hormonal e isso pode contribuir para a mulher ter grandes alterações no seu ciclo menstrual, notar efeitos adversos e ter riscos de complicações como o tromboembolismo venoso (tromboses).

Mas afinal quantas vezes a mulher pode fazer a pílula emergencial?

Não existe um número indicado de vezes, o que posso dizer é que a mulher deve mesmo evitar o seu uso, deve ser o ultimo recurso, só deve usar quando ocorre a falha do método contracetivo. Quantas vezes deve usar a pílula do dia seguinte? Nenhuma, pois deve preferir um anticoncepcional regular adaptado a si, para se proteger, seu corpo se adaptar e evitar os esquecimento. Fale com seu médico.
Pílulas emergenciais
Pílulas emergenciais
Fontes bibliográficas