Solidão, combater ou promover?

Os períodos de solidão são comuns na nossa vida, são momentos muitas vezes que usamos para tomarmos decisões, pensarmos nos nosso problemas do dia a dia e até relaxar. A solidão ganha contornos de patologia quando nos condiciona a vida e se torna um factor desencadeante de outros problemas psicológicos como a depressão e ansiedade

A solidão pode afectar a pessoa de varias maneiras, como estados depressivos, tristeza, ansiedade, ideias suicidas, dores, alterações da imunidade, alterações hormonais, entre outras.
Foto cedida por +Ana Beatriz (Inside my view)

A pessoa que se isola deve ser vigiada especialmente após um divorcio, um falecimento, um decepção amorosa, desemprego, problema de saúde mais grave, aborto, infertilidade ou ser um idoso. As pessoas nestas fases da vida tem maior risco de se isolarem e o estado de solidão próprio evoluir para um estado de doença.

Se lembre que estar sozinho é bem diferente de sofrer de solidão.

Como evitar a solidão

A solidão pode ser combatida e evitada basta para isso que saia mais de casa, frequente atividades em grupo, atividades desportivas ou culturais, tenha um animal de estimação, ouça musica, resolva conflitos, faça voluntariado, faça psicoterapia, frequente as redes sociais, entre outras.

As redes sociais podem ser uma forma de ultrapassar estados de isolamento, apesar de ser um contato à distância a facilidade com que falamos e encontramos pessoas com os mesmos interesses acaba por contribuir para que nosso isolamento diminuía.

Fontes bibliográficas