quarta-feira, julho 15, 2015

A diferença entre mercilon® e mercilon® conti

A diferença entre mercilon® e mercilon® conti

O anticoncepcional mercilon® é um medicamento hormonal indicado na prevenção da gravidez, que tem em sua composição os hormônios desogestrel e etinilestradiol. No mercado brasileiro temos disponível o mercilon® de 21 comprimidos e o mercilon® conti de 28 comprimidos.
O anticoncepcional mercilon®
O anticoncepcional mercilon®

A dosagem hormonal destes dois hormônios é diferente nestes dois tipos de apresentação, no caso do mercilon®, os 21 comprimidos têm cerca de 150 mcg de desogestrel e 20 mcg de etinilestradiol, o mercilon® conti tem três tipos de comprimidos diferentes, cada um com sua dosagem hormonal, os comprimidos brancos, têm cerca de 150 mcg de desogestrel e 20 mcg etinilestradiol, os comprimidos verdes, não têm hormônios (comprimidos placebo) e os comprimidos amarelos, têm cerca de 10 mcg de etinilestradiol.

Como tomar o anticoncepcional mercilon®

O anticoncepcional mercilon® deve ser tomado todos os dias, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias, após os 21 dias a mulher deve fazer uma pausa de 7 dias, na qual deverá ter a menstruação.

Como tomar o anticoncepcional mercilon® conti

O anticoncepcional mercilon® conti deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem da cartela, primeiros os comprimidos brancos, posteriormente os verdes e no final os amarelos.

Qual é o mais eficaz? Mercilon® ou mercilon® conti?

Os dois tipos são igualmente eficazes desde que a mulher os tome corretamente. 

Porque existe mercilon® e mercilon® conti?

A existência destas duas apresentações é para prevenir os esquecimentos (tomar sem pausas) e maior dosagem hormonal (indicado nalgumas mulheres).

Fontes bibliográficas
Partilhe

48 comentários:

  1. Ola Carlos, meu nome é Ana Maria e eu queria mesmo saber a diferença entre os dois, muito útil esse artigo. Mas tenho uma dúvida a respeito da eficácia, li um artigo outro dia que disse que os riscos de falha aumentam a cada ano de uso dos contraceptivos, isso é verdade ? Tomando anticoncepcional por muito tempo tem mais risco de engravidar ou a cada ano o risco de 1% continua ? No caso pilulas sem pausas seriam mais seguras, ou a pausa não é tempo suficiente para ter uma ovulação de escape ?
    Abraço , adoro seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é verdade, ambos protegem a mulher desde que os use corretamente, pode ficar tranquila... os riscos são os mesmos se tomar durante mito tempo... a pausa não permite que o corpo ovule.. é um intervalo de segurança, se fizer pausas de mais dias ai não se garante a protecção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá Boa noite, Eu tomei durante 4 anos a Pilula Mercilon (cor-de-rosa). Parei em Ultima Cartela em Meados de Fevereiro com a intenção de Engravidar. Minha última Menstruação foi a 05-02-2015, e uma semana depois começei com vários sintomas que foram piorando como: fome exgerada, seis inchados e dolorido em que o bico está vermelho e sensivel ao toque, nauseas,... Minha Menstruação é para descer a 01-09-2015. Posso estar Grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, mas como ainda não tem falha de menstruação sugiro que espere mais uns dias e se mantiver os sintomas deve fazer um teste de gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Tomei toda a cartela mercilon Conti e não deceu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou certinha e corretamente não tem riscos... deve manter... a pílula pode causar essa falta... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Carlos boa noite, tomo Selene a 4 anos.
    Sempre tive muita acne, pele oleosa e etc. Nesse período ganhei peso e apareceu vários vazinhos arrebentados em minhas pernas.
    Uma amiga medica me indicou o mercilon conti. Estou em dúvida, pois o Selene tirou a oleosidade da minha pele, diminuiu as acnes. Caso eu inicio o mercilon o acne vai voltar? O mercilon tem quantidade menos de hormônios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem menos hormônios, pode na fase inicial notar ligeiro aumento... deve falar com seu médico, existem outros com mais acção na pele... é melhor falar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Começei a toma o Mercilon Conti ontem mais se daqui a alguns anos ou ate meses eu quiser para de toma para engravidar vou ter dificuldades ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não altera sua fertilidade, pode ficar tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite, Tomei mercilon nas duas versões dos 18 aos 32 anos. Parei por 4 anos. Há 28 dias retomei o uso e iniciei uma cartela de mercilon conti. Há problemas em emendar uma próxima cartela (antes de tomar as pílulas coloridas) para evitar o ciclo menstrual? Ou, por ser o primeiro mês, seria mais indicado menstruar? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer isso, mas adiar este mês, não deve fazer sempre assim sem indicação de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá Carlos, eu tomo sempre o de 21 dias, mas meu esposo acabou comprando o de 28, posso usar só os comprimidos brancos e usar como se fosse o de 21?

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de não menstruar e faço uso do mercilon Conti, poderia emendar as cartelas apenas tomando os comprimidos brancos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim para não menstruar deve emendar os comprimidos brancos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá estou na terceira cartela, a primeira tomei mercilon conte a segunda mercilon e a tarceira estou começando hoje que é mercilon conte. Como devo proceder e os cuidados? Quando comecei a tomar a segunda n tinha me dado por conta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa de cuidados logo que tome certinho não tem riscos... ando por aqui. :)

      Eliminar
  10. O mercilon conti ajuda a diminuir a acne da mulher adulta? Sofro com pele oleosa, acne no queixo e cabelo oleoso. Sempre usei o diane 35. Mas esqueço de tomar todos os dias. Gostaria de trocar pelo mercilon conti pela facilidade de controlar as pílulas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ajudar, embora vá ter menor acção sob o acne, mas é mais fraca e melhor para sua saúde, deve falar com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Prezado Carlos, Boa noite!
    Faz dois meses que comecei a tomar Mercilon Conti, anteriormente estava tomando Tantin mas tive reações adversas, na primeira cartela do Mercilon não senti nenhum efeito colateral, mas na segunda tive um sangramento no meio da cartela que durou quase 15 dias. Fui a minha ginecologista e ela me indicou um contraceptivo chamado Elani mas vi alguns comentarios na rede de queixas que fiquei um pouco preocupada.

    Com o Tantin e o Mercilon tive sangramento no meio da cartela, acredito que pode estar relacionado ao fato de ser continuo. Acha que tem algum problemas se eu continuar tomando o Mercilon mas o de 21 comprimidos para ver se me adapto melhor com a pausa?

    Minha ginecologista só trabalha de terça e não consegui contato com ela hoje para tirar essa dúvida. Você pode me ajudar?

    Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que não tinha problemas em continuar, me desculpe não ter respondido antes, boa sorte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Oi Bom dia, Tomei a injeção Depo provera e não gostei do resultado, o efeito da medição ja acabou e estou menstruada a 13 dias e não para de descer, comprei o Mercilon conti, gostaría de saber se posso iniciar a cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, siga as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Ola! Comecei a tomar anticoncepcional esse mês, tomo mercilon conti. Tive relação desprotegida com ejaculação na 17 pílula, já tomei a 18 pílula, corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre estava protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá Carlos, tomo o mercilon (de 21) a um pouco mais de sete meses, passei um mês sem usar, e tenho uma dúvida: como deveria começar o novo ciclo??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve iniciar no 1º dia da menstruação, novamente, e se proteger até ao 7º comprimido da primeira cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Caso a menstruação não venha, posso estar grávida mesmo usando preservativos??

      Eliminar
    3. Olá, se tomar e usar preservativo não tem riscos, a pílula pode causar falta de menstruação... aguarde e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá Carlos, bom dia! Tomo Mercilon Conti há quase dois anos, porém, a uns dois meses minha menstruação está quase zero, não tem vindo praticamente nada. Já ouvi falar que depois de muitos anos tomando anticoncepcional que a menstruação praticamente para, mas só fazem dois anos, será que é do anticoncepcional mesmo ou posso estar com algum problema? Desde Já obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ser essa causa... mantenha, é comum acontecer... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Oi, boa tarde! Tomo o mercilon cont há pelo menos 5 anos e já esqueci algumas vezes, mas nunca deu problema, sempre menstruei nos dias corretos. Ocorre que, na minha última cartela eu só tomei os 21 comprimidos brancos, e não quis tomar os 7 últimos (verdes e amarelos) e voltei a tomar os brancos no dia corretos na quinta feira, aí tomei na quitanda, sexta, sábado e domingo, aí no domingo eu tive relação que no caso é hoje. Será que tem algum problema por não ter tomado os amarelos e verdes? Devo tomar pílula do dia seguinte? Fico no aguardo e desde já agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, continua protegida, pode fiar tranquila, mantenha os comprimidos certinhos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá,o que acontece não achei do Mercilon normal,daí comprei com Mercilon Conti há algum problema se eu só ingerir os 21 comprimidos branco do Mercilon Conti?Pois pelo que andei lendo para que a única diferença são as pílulas a mais.Estou correta?Sendo assim devo tomar a cartela toda ou pode ser só os 21?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, pode usar só os 21 brancos, continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Olá,o que acontece...eu comecei a tomar anticoncepcional agora pela primeira vez,daí desceu um pouco fui lá e comecei a tomar,sendo que minha menstruação estava atrasada 29 dias,porém antes eu já havia feito dois testes um de sangue e outro de farmácia,daí ambos deram negativo...mas no meu segundo dia do anticoncepcional quase não venho menstruação,sujou um pouco só a calcinha sendo que meu fluxo sempre foi muito intenso isso é efeito do mercilon ou pode ser que eu esteja grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser efeito do anticoncepcional, é comum causar isso... desde que tome certinho não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá,comecei a tomar o anticoncepcional dia 7 de acordo com o primeiro sinal da menstruação e tal,daí agora no décimo terceiro dia(hoje) sangrou a noite...Isso é normal?O que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, sendo um efeito do anticoncepcional... que deve manter e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá,tomo mercilon Conti há maís ou menos 3 anos e na última menstruação tive relação sem proteção,corro risco de ficar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem tomado sem falhas não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Olá Doutor. Já terminei os comprimidos brancos, mas não quero tomar os verdes bem os amarelos porque não quero menstruar esse mês. Mas se no mês seguinte eu quiser tomar os verdes e amarelos eu menstruo normal? Ah algo que possa me prejudicar? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode rejeitar os verdes e amarelos tomando somente os 21 brancos, mas deve fazer 7 dias de pausa... iniciando depois nova cartela no 8º dia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Olá comecei a tomar o mercilon conti... mas tive muito dor de estômago e acabei tomando somente os 21 comprimidos brancos e fiquei os sete dias sem tomar nada (nao tomei os coloridos) agora inicie a segunda cartela no dia certo depois da pausa. Será que estou protegida?? Pois tomei somente os comprimidos brancos na primeira cartela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está... deve manter e não se preocupar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Olá, vou começar a tomar Mercilon Cont essa semana, gostaria de saber o tempo da menstruação, quantos dias ela dura? E caso um dia eu precise emendar, quais comprimidos não deve tomar pra avitar a mentruação. Desde ja, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com o inicio da pílula sua menstruação vai ficar diferente, o numero de dias e a quantidade varia de mulher para mulher... em reacção ao adiamento se quiser por exemplo adiar 5 dias basta tomar mais 5 comprimidos brancos ( de outra cartela), após terminar os 21 comprimidos brancos, não deve fazer isso por rotina... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.