Vacinas na gravidez

A mulher para preparar sua gravidez deve conferir se tem suas vacinas em dia, a vacina do tétano e da rubéola são muito importantes, as organizações de saúde sugerem que a mulher grávida tenha a vacina do tétano atualizada, tenho feito um reforço nos últimos 10 anos e duas doses de vacina da rubéola.


A grávida acaba por estar mais vulnerável a algumas doenças dai ser sugerido fazer estas vacinas e caso não tenha o seu estado vacinal atualizado deve ser corrigido durante a gestação, mas será que a mulher grávida pode fazer qualquer vacina e em qualquer idades gestacional?

As vacinas disponíveis podem ser vacinas vivas, com microorganismo vivos e atenuados, ou vacinas inactivas, com microorganismos mortos ou com pequenas fracções do organismo.

Na gravidez as vacinas vivas estão desaconselhadas, as vacinas inactivadas estão indicadas de preferência no segundo e terceiro trimestre. As vacinas recomendadas são a vacina do tétano e a vacina da gripe.

Vacina do tétano e tosse convulsa na gravidez

vacina do tétano e tosse convulsa (Tdpa - boostrix®) deve ser administrada em todas as gestações entre as 20 e 36 semanas de gestação, de preferência até às 32 semanas. A vacina irá ser gratuita a partir de 2017.


A vacina da gripe sazonal está indicada para as grávidas no segundo ou terceiro trimestre.

Vacinas vivas

As vacinas vivas estão desaconselhadas durante a gravidez, vacinas como a vacina do sarampo, polimielite, rubéola, catapora ou varicela estão contra-indicadas pelo risco de causarem danos ao bebê.

Durante a amamentação a mulher pode fazer as vacinas sem riscos para o bebê. Mantenha seu plano vacinal atualizado.

Fontes bibliográficas