10 sintomas de infertilidade na mulher

O maior medo da mulher em idade fertil, que quer ter filhos, é saber se conseguirá engravidar algum dia, este medo está presente na maioria dos casais, a infertilidade no casal pode ser motivo para que a relação abane e ambos se sintam culpados, mas será que a infertilidade tem sintomas? Será que a mulher fertil é assim tão diferente da infértil? E o homem? É sempre o culpado?

10 sintomas de infertilidade na mulher

A mulher após a puberdade tem o seu corpo formado e pronto para se reproduzir, o ciclo se da todos os meses, menstruando e ovulando, aparentemente todas as mulheres são iguais, mas após a puberdade começamos a notar alguns diferenças, umas têm seu ciclo regular e outras ciclos menstruais irregulares (SINTOMA 1), o ciclo menstrual irregular pode acontecer fruto de ansiedade, stresse ou simples alterações hormonais (SINTOMA 2).

As alterações hormonais podem gerar ciclos incompletos e a mulher não notar os sinais da ovulação ou não ter período fertil (SINTOMA 3). Por traz das alterações hormonais podem estar algumas doenças como endometriose (SINTOMA 4) ou ovários policisticos (SINTOMA 5).

A obesidade (SINTOMA 6) pode ser uma grande barreira, assim como o tabaco e as bebidas alcoólicas. As dores na bacia podem ser sinal de inflamações ou infeções (SINTOMA 7) que devem ser avaliadas e tratadas. Algumas cirurgias, tumores (SINTOMA 8) e problemas na tireoide (SINTOMA 9) podem dificultar também a fertilidade.

Se o casal tem relações à mais de 2 anos (SINTOMA 10) e não consegue engravidar deve-se ponderar se o problema de fertilidade não é do homem, que normalmente não é bem recebido pelo sexo masculino. A verdade é que um casal é infértil quando através da copula, durante 2 anos, não consegue engravidar, O CASAL.

Fontes bibliográficas