segunda-feira, agosto 17, 2015

Anticoncepcionais mais eficazes contra a gravidez

Anticoncepcionais mais eficazes contra a gravidez

Anticoncepcionais mais eficazes

Os anticoncepcionais tem diferente eficácia, a sua eficácia dependo do tipo de anticoncepcional, se tem hormônios, se é bem usado ou se a mulher usa outros medicamentos que possam interferir. Hoje sabemos que os anticoncepcionais não hormonais são menos eficazes que os anticoncepcionais hormonais, esta eficácia é traduzida através do Índice de Pearl, um índice que traduz a eficácia de uma determinado método anticoncepcional se usado corretamente num determinado numero de mulheres (a escala é sob 100 mulheres), descubra a eficácia (Índice de Pearl %) dos métodos anticoncepcionais:

Anticoncepcional

Eficácia do método (%)
99,7
Pilula progestagénica
99,7
99,7
99,7
Implante hormonal
99,95
Injecçao hormonal
99,7
99,9
99,9
82
Preservativo masculino
98
95
72
99,5
Vasectomia
99,7
Coito interrompido
72
Calendário ou tabelinha
72
Muco cervical
72
Sem método
15%

Fonte: contraceptivetechnology.org

Como pode conferir os anticoncepcionais mais eficazes contra a gravidez são (por ordem de eficácia):

  1. Implante hormonal
  2. DIU cobre
  3. DIU hormonal
  4. Vasectomia
  5. Injecçao hormonal
  6. Adesivo hormonal
  7. Anel hormonal
  8. Pilula progestagénica
  9. Pilula combinada
  10. Laqueação
  11. Preservativo masculino
  12. Preservativo feminino
  13. Espermicida
  14. Coito interrompido

Como pode ver os métodos hormonais dão maior protecção, os métodos anticoncepcionais naturais têm uma eficácia muito reduzida. Saiba mais sobre a eficácia da pílula na pausa entre as cartelas, a eficácia do diu e a eficácia do adesivo hormonal.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
spdc.pt

Trussell J. Contraceptive efficacy. In : Hatcher RA, Trussell J, Nelson AL, Cates W, Stewart FH, Kowal D. Contracetive technology: 20ª revised edition. NY. Ardent Media, 2011.
Partilhe

8 comentários:

  1. Bom dia! Norfloxacino tomado durante 7 dias, interfere na eficacia do anticoncepcional Iumi? Corro algum risco de engravidar? Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha a iumi e beba muita água... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  2. Bom dia Edgar. Tomo Qlaira a 6 meses, e estou no final da 6 cartela, minha menstruação vinha logo que eu tomava o 1 comprimido vermelho da cartela, porém esse mês já tomei o 2 comprimido vermelho e até agora nada, nem comecei a ter cólicas. Corro algum risco de gravidez?

    Outra dúvida, o fato de eu ter menstruado nas pausas anteriores corretamente, posso descartar o risco e levar em consideração que a pilula esta agindo corretamente no organismo?

    Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou certinho não tem risco de gravidez, pode ficar descansada... sim está agindo, por vezes com o tempo de uso nossa menstruação pode diminui e no caso de stezza mesmo não descer, acontece a muitas mulheres... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Tomando o anticoncepcional corretamente meu namorado pode ejacular dentro de mim ou é melhor evitar? E quando se faz uso de antibióticos é necessário usar outro método de barreira (camisinha) por quantos dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se o toma corretamente está protegida... pode confiar... quando se faz antibiótico é melhor se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde,

    Estou constipada e tomei um actifed ao mesmo tempo que um comprimido da pílula! Pode interferir na eficácia da pílula por terem sido tomados ao mesmo tempo?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere, as melhoras, beba muitos líquidos... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.