Corrimento na mulher

A mulher saudável deve apresentar corrimento vaginal, o meio vaginal ao estar em equilíbrio tem a libertação de um muco que favorece suas defesas e prova que seu sistema imunitário está funcionando correto. O corrimento normal na mulher tem um aspeto translúcido, semelhante ao aspeto de clara de ovo, e não tem odor. O corrimento normal ao estar depositado na calcinha ou absorvente ganha um aspeto amarelo.
Corrimento na mulher
O corrimento na mulher pode mudar de aspeto e isso ser sinal de ter algum problema, as causas mais comuns para seu corrimento estar alterado sao as infecçoes, como a vaginose, tricomoníase, candidíase, clamídia, mioplasma e gonorreia, uso de produtos de higiene intima (alteram o pH da vagina), uso de antibióticos (diminuição dos lactobacilos), diminuição da imunidade do organismo (stresse ou ansiedade), uso de preservativo, ter muitos parceiros sexuais, uso de cremes vaginais, endometriose, infeção das trompas, feridas no colo do útero, paredes vaginais ou trompas.

Corrimento na mulher alterado

A mulher deve estar atenta ao aspeto de seu corrimento e se notar alterações deve procurar seu médico, as alterações mais preocupantes são as alterações da cor, do odor e da quantidade. As alterações da cor podem revelar algumas infeções e são normalmente acompanhados de odor forte e intenso.

O corrimento pode ganhar a cor verde, castanha ou marrom, vermelha, laranja, negra, amarela ou branca.

Vigie seu corrimento.

A quantidade de corrimento pode ser maior na gravidez, amamentação, em quem usa o anel hormonal, entre outras alterações.

Fontes bibliográficas