O uso do brufen® (ibuprofeno) e a pílula anticoncepcional

O brufen® (ibuprofeno) é um medicamento que pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINES) e que está indicado no tratamento da dor e inflamações de ostearticulares e no alivio da febre.

O brufen® (ibuprofeno) deve ser tomado por indicação médica, o esquema mais recomendado é (dose em mg/ dia): 1200 mg a 1600 mg por dia (400 a 600 mg 3 vezes ao dia). Nas crianças com idade inferior a 12 anos, a dose recomendada de ibuprofeno é de 20 mg a 30 mg/Kg/dia. (Dosagem de ibuprofeno)

Como outros medicamentos o brufen® (ibuprofeno) está contra-indicado e pode sofrer interferência de alguns medicamentos tais como: lítio, metotrexato, colestiramina, ciclosporina, diuréticos, IECA, corticosteroides, anticoagulantes, acido acetilsalicílico, antiagregantes plaquetários, ginkgo biloba, mifepristona, tacrolímus, zidovudina, sulfonilureias e outros AINES.


O brufen® (ibuprofeno) não interfere com a eficácia da pílula anticoncepcional, pode manter o tratamento conjunto dos dois, a mulher deve ter especial cuidados pois o brufen® (ibuprofeno) pode causar vomitos ou diarreia e se ocorrem nas 4 horas seguintes à toma do comprimido pode alterar sua eficácia.

Evite usar o brufen® (ibuprofeno) sem indicação de seu médico. Tome o brufen® (ibuprofeno) sempre às refeições ou uso protetor gástrico.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt