Ocitocina

Ocitocina - hormona do amor

Ocitocina ou oxitocina é um (a) hormônio (hormona) produzido (a) pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, a ocitocina também é conhecida pelo hormônio do amor por interferir no processo do prazer, as outras funções da ocitocina são:
  • promover a contração uterina no parto (trabalho de parto)
  • promover a paragem das hemorragias e involução do útero no pós-parto
  • promover a contração mamária (amamentação)
  • interferir no processo de criação de relações com terceiros

A ocitocina está ligada aos estados de bem-estar, prazer e fidelidade do casal.

A ocitocina como medicamento

A ocitocina é usada como medicamento para induzir o trabalho de parto ou para induzir uma interrupção de gravidez medicamente assistida.

Ocitocina no parto

A ocitocina é responsável pela promoção das contrações uterina, que surgem de forma ritmada até ocorrer o parto. A ocitocina tem um papel importante no trabalho de parto e no pós-parto (puerpério), continuando a estimular as contrações uterinas para promover a regressão do útero e a paragem das hemorragias. A ocitocina é usada para provocar o parto nas gestações com mais de 41 semanas.

Ocitocina na amamentação

A mãe que amamenta acaba por causar mais liberação de ocitocina, provocada pela sucção do bebê no mamilo, o que vai promover uma recuperação pós-parto mais rápida e maior saída de leite, pois a ocitocina promove a contração dos ductos mamários. É comum a mulher estar a amamentar e sentir contrações em seu útero, são causadas pela ocitocina.

Nalgumas situações o seu médico pode sugerir a ocitocina em spray para aumentar a quantidade de leite disponível (Estratégias para aumentar a quantidade de leite materno disponível). Não use sem indicação médica.

Fontes bibliográficas