Os 13 primeiros sintomas de gravidez

Os 13 primeiros sintomas de gravidez

Uma gravidez ocorre quando se dá a fecundação, que se traduz pela entrada de um espermatozoide no óvulo, formando o ovo. Após a fecundação dá-se a nidação, que é a fixação do ovo no interior do útero. Estas fases do ciclo reprodutor da mulher dão sinais e sintomas, sinais quando ocorre a ovulação e tem seu período fértil e sinais quando ocorre a nidação (sinais de gravidez).

Os sinais de gravidez podem ocorrer logo após a nidação, sendo mais comum surgirem 2 a 3 semanas após a concepção.

Os 13 primeiros sintomas de gravidez são:
  1. corrimento rosa ou escape após a relação (escape associado nidação, apesar de todas as mulheres falarem nisso a verdade é que na maioria das vezes não acontece)
  2. menstruação atrasada
  3. mamilos mais escuros
  4. mamilos mais sensíveis
  5. mamas maiores
  6. mais sono
  7. aumento da vontade de urinar
  8. aumento do apetite
  9. náuseas
  10. vômitos
  11. cansaço
  12. choro fácil
  13. insônias

O aparecimento destes sintomas varia de mulher para mulher e nem sempre surgem todos juntos ou na mesma gravidez. O importante é estar atenta e se acha que tem chances de gravidez deve fazer um teste de gravidez.

Quando fazer o teste de gravidez

Sugiro sempre que a mulher faça o teste 5 dias depois de notar o atraso menstrual ou se notar mais que um destes sintomas de gravidez.

O teste de gravidez vai tirar suas dúvidas, não se esqueça de procurar sem médico se der positivo e pare de imediato o anticoncepcional se ainda o estiver a usar.

Fontes bibliográficas