quinta-feira, agosto 20, 2015

Posso tomar a pds tomando anticoncepcional?

Posso tomar a pds tomando anticoncepcional?

A pílula do dia seguinte (pds) é um anticoncepcional de emergência que deve ser usado como ultimo recurso, quando nosso método anticoncepcional habitual falha. A pds não deve ser usada regularmente, como se fosse um anticoncepcional normal, pois tem grande dosagem hormonal podendo causar riscos de trombose e claro muitos efeitos adversos como:


Pílula do dia seguinte (pds)

A pds deve por isso ser guardada para se fazer quando temos uma falha no nosso método anticoncepcional, como o rompimento de um preservativo, descolamento de um adesivo, saída do anel hormonal ou o esquecimento de um comprimido de pílula, por exemplo.

Ao termos uma destas falhas devemos manter o uso do nosso anticoncepcional para o mais rápido possível estarmos protegidos.

Mas, ao tomar a pds o anticoncepcional mantém sua eficácia?

Sim mantém, ao usar a pds seguinte a meio de um ciclo deve manter o seu anticoncepcional até ao fim do ciclo e se proteger nos 7 dias seguintes à falha. A pds não interfere com a eficácia do método anticoncepcional, pode é alterar seu ciclo menstrual, por exemplo pode notar alterações menstruais.

Use a pds esporadicamente, pois tem grandes riscos para sua saúde.

Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com/eficaciapds
Partilhe

12 comentários:

  1. Ola, pode me tirar uma dúvida ?
    Eu tomo anticoncepcional certinho a mais de dois anos, mas eu tive que fazer uma cirurgia para arrancar o siso e tive que tomar 7 dias de antibiótico amoxilina, o antibiótico foi tomado na pausa do AC , voltei a tomar o AC e o último comprimido de antibiótico no dia 31/07, no dia 02/08 tive relação desprotegida com coito interrompido, mas fiquei com medo de diminuir o efeito do AC e tomei pílula do dia seguinte no dia 03/08... Aí no dia 07/08 tive relação novamente da mesma forma, corro risco de ter engravidado ? Grata, estou tensa pois estou sentindo meus seios inchados, mas não sei se é pela menstruação ou uma possivel gravidez, obs: o anticoncepcional é o miranova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como foi tomado na pausa não tem riscos... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  2. Olá. Eu tenho a dúvida muito grande. Eu tomo a pílula todos os dias às 19h30, se eu por exemplo tenha tido relações sexuais umas horas antes e depois da toma da pílula tenha tido ou vômitos ou diarreia nas 4h seguintes, o que devo fazer? O meu médico disse-me uma vez que se isso acontecer não tomar outro comprimido e ter proteção adicional até ao final da caixa. A minha questão é, se o exemplo que eu dei acontecer, posso correr o risco de gravidez por ter tido relações em menos de 24h e, por exemplo, diarreia depois de tomar a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve tomar outro comprimido com a mesma cor de outra cartela suplente, após o vomito tem até 12 horas da hora habitual para tomar outro comprimido... senão tomar outro comprimido tem risco de gravidez, e nos 7 dias seguintes também... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Então para além de tomar um comprimido suplente tenho de ficar 7 dias com precaução adicional?

      Eliminar
    3. Olá, se o tomar continua protegida... so precisa de se proteger nos 7 dias seguintes senão o repuser... ando por aqui.... :)

      Eliminar
  3. Estava na primeira semana da cartela do anticoncepcional e estava tomando o antibiótico cloridrato de ciprofloxacino (quinoflox), ai depois de 1 dia que tinha terminado de tomar o cloridrato de ciprofloxacino, eu tive relação sem camisinha e sem ejaculação lá dentro! E 30 horas depois da relação tomei a pilula do dia seguinte! (Aquela que vem 2 duas pílulas, pra tomar de 12 em 12 horas). Corro risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos.. mantenha sua pílula, beba muita água e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola tomo stezza desde o dia 13 desse mes mais nunca no MSM horário pq esqueço sempre uma ou 5 há no maximo de atraso..e assim que lembro tomo..eu não estou protegida né... É minha primeira cartela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esse atraso, menor que as 12 horas, não interfere com a eficácia da pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde, queria tirar uma duvida esqueci de tomar a pilula dois dias e fiz relaçao com o meu marido sera que tem possibilidade de engravidar mesmo que depois ter tomado a pilula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, nos 7 dias seguintes... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.